November 14, 2009

A COMUNIDADE LEONINA DE MACAU

Caros Sócios do Sporting Clube de Macau.

Completam-se este ano, 83 anos desde que - em 1926 - um grupo de carolas se juntou para, numa altura em que as comunicações estavam na sua infância, o mesmo sucedendo às viagens de barco, criar uma Filial do Sporting Clube de Portugal em Macau. Porém com muita tenacidade foi possível criar a 25a. Filial nas faldas do Império do Meio.

Hoje, com o andar inexorável da história, Macau comemora 10 anos desde que em 1999 fez o seu regresso ao seio da Mãe China. Porém os portugueses aqui nascidos, radicados ou de passagem, continuam em Macau, ajudando a constituír o chamado Segundo Sistema que define a R.A.E.M. (Região Administrativa Especial de Macau)

Assim, todas as associações de raíz portuguesa e lusófona são importantes, porque em Macau somos minoritários, por isso é um dever cívico e de cidadania que cada Associação participe da forma que puder e souber na vida de Macau.

Também por esta razão gostaria de exortar todos os Sportinguistas, sócios e adeptos, a ajudarem o Sporting Clube de Macau a ser mais forte.
Sendo o clube de raíz portuguesa mais antigo de Macau, possuíndo para cima de cem sócios inscritos (o que em Macau é obra), tendo aspirações a uma sede social que possa acolher os seus sócios, esperando poder contribuír para a riqueza desportiva e cultural de Macau, deseja a direcção que cada Sportinguista residente em Macau tenha o sentido histórico de intuír que o Associativismo é uma forma de organização dos cidadãos em torno de uma referência comum, que tem por desígnio primeiro unir os cidadãos com essa referência comum, por forma a que se possam identificar colectivamente.
A nossa referência enquanto Clube e Associação, é o reino do leão, o Sporting que, independentemente das suas crises, é o nosso clube, é um dos nossos afectos.

A direcção tem procurado cumprir, o melhor que pode, os desígnios e tem indubitavelmente contado com a ajuda discreta de muitos sócios. Desejaríamos porém que todos quisessem contribuír e participar nos poucos eventos.

A direcção e os restantes corpos gerentes estão no terreno para servir uma causa, e fazem-no o melhor que podem e sabem. Mas por Sportinguismo, desejaria ver todos os sócios pagarem as suas quotas, participarem activamente no jantar-convívio dos 83 anos, fazerem uma afirmação de Sportinguismo por actos de são convívio.

Dizem-me que "em Macau é assim". Mas eu recuso-me a admitir que os Sportinguistas de Macau sejam menos mobilizáveis que os de Leiria ou de Braga, ou de qualquer outro lado. Quando celebramos uma efeméride, celebramo-nos enquanto Clube e Filial.

Celebramos um acto com 83 anos de passado que se continua no presente, celebramos uma opção clubística, desportiva e cultural e, quando o fazemos, afirmamos a nossa identidade colectiva.

Unamo-nos em torno do dia 28 também para homenagear um grande sportinguistas que continua entre nós. A direcção não pode deixar de lhe render homenagem e por isso exorta todos os sportinguistas que se unam e celebrando um dos seus, celebramo-nos e ao nosso Clube, o Sporting Clube de Portugal por via do Sporting Clube de Macau, Filial No.25.
Dá um tudo nada do teu Esforço e da tua Dedicação para celebrarmos conjuntamente a nossa Devoção ao Sporting.

Esforço, Dedicação, Devoção e Glória!
Vivam o Sporting Clube de Portugal e o Sporting Clube de Macau, Filial 25 !!!

Publicado quando o contador de visitantes registava 4656 visitantes.

3 comments:

  1. Parabéns por manterem, mesmo tão distantes de Portugal, essa enorma paixão pelo nosso Sporting Clube de Portugal.

    Viva o Sporting!!!

    http://www.maissporting.blogspot.com/

    ReplyDelete
  2. Obrigado por nos visitar e pelas palavras amigas e pelo link para esta postagem.
    O nosso sócio No.24 também é Peyroteo, Rogério Peyroteo, sobrinho-neto do grande Peyroteo.

    Saudações Leoninas! Viva o Sporting.

    ReplyDelete
  3. Parabéns.

    São leões como vós que fazem falta ao Sporting!

    ReplyDelete