June 15, 2014

EXCELÊNCIA E MEDIOCRIDADE


A principal característica do Sporting Clube de Macau é a permanente busca da Excelência, comum à direcção, aos jogadores, equipa técnica e aos sócios e adeptos.
É assim que a equipa do Sporting Clube de Macau, chegada este ano ao campeonato da primeira divisão, curiosamente designada de Liga de Elite, se tem vindo a afirmar "já não como uma surpresa, mas antes como uma certeza" como tem sido dito por comentadores que sabem do que falam.
Isto é Excelência: chegar à primeira divisão e derrotar o campeão em título por 2-0 e por 5-2. É excelência ter derrotado todos os ex-campeões do território, possuidores de orçamentos bem maiores. Mas, dizem, são as especificidades de Macau.
Por nosso lado já não estamos perplexos com a Mediocridade que se manifesta na organização dos campeonatos, na teimosa e infundada mania de misturar futebol de sete com futebol de onze, de tal forma que o campeonato da "Liga Elite" só começou em Fevereiro, algo que não lembraria a ninguém com um mínimo de capacidade de gestão.

Mas a Mediocridade não é só no singular. É em tudo. Por exemplo, a entidade organizadora não se limita a organizar, e mal, os campeonatos. Também entende que se deve imiscuir na (des)preparação de jovens que integram as equipas dos sub-16, sub-18 e sub-23. E ao fazê-lo, e ao financiar essas equipas que são verdadeiros bombos de festa, a entidade organizadora destina-lhes para treino o campo que outras equipas não têm acesso e, magnânimamente disponibilizam membros da sua organização para treinarem essas equipas, num gesto que, nos foros jurídicos, se diz fazer um pacto consigo próprio, que tem, além deste, outros termos.

Mas o préstito ainda não acabou. Consta nos Regulamentos da organização que o campeonato deve ser composto por dez equipas. Curiosamente a organização foi a primeira a desacreditar-se ao defender que este ano só deveriam estar nove equipas por razões indefensáveis! Especificidades!

Também ao nível das arbitragens o caso é nebuloso, opaco mesmo. Será que os árbitros são um corpo inteiramente independente como deveriam ser? Parece que não. Já vimos árbitros trabalhando nas instalações da organização. Será certamente um acto de generosidade da organização...

O Sporting Clube de Macau não tem jeito nem feitio para se envolver em amizades dúbias com a organização da prova, por uma questão de feitio, verticalidade e integridade. O Sporting tem assistido a jogos onde as faltas marcadas contra equipas que podem fazer sombra a outras são fatais como o destino. Penálties, sempre penálties. E livres fora da área quando é ao contrário, e quando as faltas são marcadas.

Mas isto não nos fará arrepiar caminho. Jogaremos contra tudo e contra todos. Não participamos em coisas obscuras nem nos dobramos perante ninguém! Isto, embora seja mau de mais para ser verdade, é dito antes mesmo do jogo contra a Polícia para que quem tiver olhos possa ver estes dois últimos jogos.

É que, pior cego é apenas aquele que não quer ver!!! É por haver uma organização tão má que a representação oficial de Macau no futebol está no 202o. lugar, abaixo de Timor Leste e a par da Somália !!!

Será que a culpa é só da organização? Puxemos um pouco pela cabeça...

Em frente equipa, em frente Sporting Clube de Macau.

No comments:

Post a Comment