June 20, 2014

A LONGA MARCHA 長征


Em Outubro de 1934 o Exército Popular de Libertação, liderado por Mao Zedong e Zhou Enlai, iniciava em Jiangxi uma marcha que o levaria por 9.000 km, sob condições climatéricas radicais, ao Norte. Caminhando de Sul para Ocidente e para Norte, a marcha foi uma estratégia de envolvimento que seria fundamental para a ascensão de Mao Zedong ao poder.
Aquilo que é chamado de Longa Marcha, na verdade uma série de marchas verdadeiramente heróicas, terminaria em 1935, 370 dias depois.

Acredito que podemos extraír exemplos de tudo, nomeadamente da história. Nesses 9.000 km, sob o frio e a neve, os sapatos de pano e sola de feltro foram-se desfazendo. Muitos dos camponeses-soldados que participaram na longa marcha, caminharam descalços sobre a neve, deixando pedaços de pele coladas ao gelo, para depois enrolarem as feridas em pedaços de pano, farrapos, apoiando-se mutuamente. 


Foi este movimento de exemplar retirada estratégica - por mil quilómetros de diferença significaria a distância entre Macau e Portugal - que permitiu um ataque poderoso sobre as forças de Chiang Kai Shek e a subsequente vitória na guerra civil, entremeada pela invasão Japonesa da China.

De um outro modo, a equipa do Sporting Clube de Macau palmilhou ao longo de um percurso de 88 anos, cujos diversos recomeços terminaram invariavelmente com o clube a sagrar-se Campeão de Macau.

Desde por volta de 1992 ou 1993 (a data não é muito certa) que o Sporting Clube de Macau fechou o seu ciclo dessa altura.

Há 5 anos começou esta nova caminhada, feita com muita dedicação por parte dos jogadores e dos técnicos, apoiada pelos sócios. Hoje  estamos em vésperas de podermos tornar-nos campeões de Macau, vindos directamente da segunda divisão.


E isso só foi possível porque houve muito trabalho, houve a compreensão muito rápidamente apreendida por todos de que, existindo um fosso entre a primeira e a segunda divisões, tendo como referência os profissionais contratados, conseguiu-se chegar a um balneário excelente, e que só deixando "a pele dos pés no gelo" a equipa poderia progredir como progrediu. Nós iremos concluír a nossa longa marcha, estou certo!


Não percorremos 9.000 km de corrida, mas pouco falta. E com querer, com muita disciplina, com estratégia, com vontade indomável, somos capazes de coroar a nossa presença neste campeonato e pormos todos em sentido.
Mais ainda. Mostramos que o futebol luso-brasileiro em terras de Macau, desde que bem planificado, está alguns furos acima das restantes equipas. 

Viva o Grupo, viva o Sporting Clube de Macau !!!

No comments:

Post a Comment