June 19, 2014

AS ILACÇÕES DO MUNDIAL

Há quem defenda, à falta da forma diversa como se olha e entende a realidade, que esta é fechada em compartimentos, como uma cuvette de fazer gelo. No entanto, algo que se constatará facilmente, é que a única verdade imutável é que tudo muda. Existimos sob o reino da Impermanência.
Assim, deveria este postulado servir de base de compreensão, pelas lideranças, dos ciclos de ascensão e de queda, que se dirão sempre como imprevisíveis.
Não estar demasiado imerso em algo, permite um distanciamento que conduz a um olhar menos apaixonado e, assim, porventura mais preclaro.

A queda da Espanha no Mundial do Brasil constitui a metáfora do final de um ciclo que termina de forma tão catastrófica como a queda do Império Romano. 
Uma derrota frente à Holanda por 5-1, naquela que constituiu uma vingança gelada da selecção de Van Gaal, seguida de outra derrota por 2-0 frente ao Chile demonstram que a única forma de olhar e lutar contra a inevitável Impermanência, é estar em constante mudança.

A dança das transferências que já estão a acontecer, são por um lado uma procura de renovação, o que não implica inovação. Constituem a mudança de alguns jogadores, um movimento migratório entre clubes ou selecções.

Mas as questões são mais profundas. Reportam-se à capacidade de mobilização, à valorização dos (agora chamam-se) activos.

Tudo tem de estar sujeito a uma filosofia. E, a esse respeito, penso que Portugal vai ter muitas dificuldades frente aos Estados Unidos, uma equia nova, muito aguerrida e bem organizada por Klinsman frente à teimosia do Paulo Bento que vem denotar, em alguns casos, insegurança, que é lida pelos jogadores e não é reconfortante.

Felizmente, por estas bandas, já cumprimos e ultrapassámos os objectivos estabelecidos, por isso não estamos preocupados, porque não precisamos de provar nada a ninguém.
Que se queira ganhar é uma coisa. Mas nós queremos ganhar todos os desafios de maneira limpa, sem coações mas como precauções. 

E vamos orgulhosamente mostrar o que é ser uma Filial com 88 anos. Saudações Leoninas!

Viva o Sporting Clube de Macau! 

No comments:

Post a Comment