September 14, 2014

O DESPORTO QUE DEVERIAMOS TER

O IDEAL DESPORTIVO

              Já dissemos bastas vezes que não faz qualquer sentido - muito menos ainda a uma volta -  um campeonato de futebol de sete, a bolinha, que se resume a sete jogos, sendo que na primeira divisão é obrigatória a participação.
            Em tempos idos dizia-se que o desporto era mens sana in corpore cano, mente sã em corpo são. Hoje, nem o ideal olímpico resistiu. Porém, não invalida que numa cidadezinha do sul da China, numa Região Administrativa Especial, num campeonato amador, um clube com quase 88 anos se recuse terminantemente a utilizar meios e valores outros que não os da lealdade, honestidade e fair play para participar e dar a sua contribuição ao futebol local.
            Estes princípios, que desde sempre nos impusemos prosseguir no Sporting Clube de Macau, são incompatíveis com outros modos de olhar o futebol. O Sporting Clube de Macau olha apenas para si, porque sabe que é no seu seio que residem todas as potencialidades, toda a energia positiva, todo o querer e toda a força, lealdade que os seus jogadores partilham entre si e com a equipa técnica e direcção, e o demonstram briosamente em campo.
            Para o Sporting Clube de Macau, não existe valor em vencer à custa de arbitrariedades, de compadrios, de benefícios. Para o Sporting Clube de Macau a verdade desportiva ainda vale, seja a nosso favor seja contra. Mas o que vale é a verdade desportiva e não o seu desvirtuamento.
            Os jogadores do Sporting Clube de Macau jogam lealmente. Jogadores e dirigentes não insultam os adversários, não provocam, nem gozam de impunidade em faltas que por vezes nem cometem.
            O Sporting Clube de Macau orgulha-se dessa postura e, também, do número de adeptos e apoiantes que vão aderindo, porque sabem que dizemos a verdade, e que não recorremos a métodos ou relações mais ou menos obscuras.
            Sabemos que por aí não iremos. Sabemos por onde vamos. Sabemos que o nosso caminho é duro difícil e áspero, como todos os caminhos rectos. Mas é assim que somos e apenas nos valeremos dos nossos méritos.
            Também por isso contamos com o apoio dos nossos sócios, adeptos, em cada jogo, e em todos os actos. Porque são as armas que temos. E será com estas armas que iremos travar as batalhas que temos pela frente.
            Temos valores, como respeitar os adversários, respeitar-nos a nós próprios, sabermos ganhar e sabermos perder. Estes são princípios básicos e elementares que nos tornam numa equipa que se vale apenas de si e por si mesma.
            Saudações Leoninas

No comments:

Post a Comment