April 26, 2009

Informação Actualizada

Caros Leões de Macau e todos quantos nos lêm,

1. Conforme email-circular enviado ontem, foram todos os sócios e adeptos registados informados do passamento do João Johnny Lopes, que foi dedicado Sportinguista e irmão do anterior Presidente da Direcção Fernando Lopes.
Tive oportunidade de, por alturas do Natal de 2008, aludir ao estado de saúde do Johnny Lopes.
A direcção manterá todos os sócios e adeptos informados, e prestará homenagem à memória deste dedicado leão de outros tempos cujo sportinguismo nunca sucumbiu.

2. Impedimentos originados por trabalho, desencontros de horas disponíveis, a chegada de novos membros da família e outras solicitações prolongaram o silêncio no blog, mas não impediram que fossem dados importantes passos no sentido de, colegialmente, se preparar um novo Estatuto que mantenha algumas tradições dos Estatutos Sportinguistas sem que estas obstaculizem uma versão que possa acompanhar os novos tempos, ser mais sucinta sem ser omissa, e esteja preparada para estar apta a enfrentar pelo menos duas décadas de actualidade.

3. Deste modo, enquanto os mais experientes e prestigiados juristas dos Corpos Gerentes se debruçam na afinação de um importante instrumento jurídico indispensável para a vida do Clube - os Estatutos - informa-se que o projecto dos mesmos serão colocados neste Blog em Maio, para leitura de todos, deixando-se um período de análise e envio de feedbacks para que a convocatória da Assembleia Geral - a ter lugar ainda no mês de Maio - possa permitir o arranque, a formalização oficial do Sporting Clube de Macau actualizado enquanto Associação, acompanhado de todas as restantes formalidades necessárias ao seu pleno funcionamento.
É intenção da direcção que todas as formalidades estejam cumpridas preferencialmente antes do dia 4 de Junho, data da primeira mensagem do Blog que irá cumprir um ano.
Com o esforço de todos, conseguiremos reactivar o Sporting Clube de Macau e em um ano, sem alardes, iniciarmos nova fase da vida da Filial de Macau.

4. É intenção da Direcção, em consonância com os restantes Corpos Gerentes, e certamente com os sócios e adeptos, assegurar a participação de duas equipas do Sporting Clube de Macau no campeonato local (séniores e júniores para formação), tendo já sido encetadas démarches para que atempadamente tudo esteja rigorosamente orçamentado, planeado, e subsequente negociação de patrocínios.

5. Outro assunto que merece a atenção de todos os Sportinguistas é a necessidade de rapidamente poderem mobilizar-se para ultrapassarmos em Maio a barreira dos cem sócios, que é uma forma de conferir força e legitimidade, aliada à legitimidade histórica de 82 anos, para que possamos apresentar ao Governo da Região Administrativa Especial de Macau a candidatura do Sporting Clube de Macau como instituição de interesse público e assim poder contar com apoios que permitam ao Sporting Clube de Macau cumprir as diversas vertentes para que está vocacionado, e que será melhor entendido quando fôr publicada a versão final do Projecto de Estatutos referido em 3.

6.
Estivemos algum tempo com 76 sócios, tendo-me chegado à mão mais 3 inscrições e tendo conhecimento de que existem mais.
Assim demos as boas vindas aos novos sócios:

António da Rocha Teixeira
Armando da Rocha Teixeira
Data da Proposta: 14 de Março de 2009

Luís Jorge Sá Silva
Data da Proposta: 30 de Março de 2009

Assim estamos apenas à distância de 22 sócios para ultrapassarmos (101) a barreira dos cem sócios.

7.
Um exemplo do sentido de Associativismo Participado.
Tomou a direcção conhecimento prévio de modo indirecto, de que iria haver um torneio das Comunidades organizado pela Casa de Portugal em Macau, que certamente enviará oportunamente informação à direcção.
Desde já saudamos este espírito de iniciativa, lembrando que estamos sempre abertos a dar o apoio que pudermos, em cada momento, em função das disponibilidades que ainda são muito escassas.
Incentivamos sempre, junto de todos os sócios o diálogo com a direcção.
Lembro também que existem várias vertentes nas quais o Associativismo Participado, forma de cidadania associativa responsável e necessariamente construtiva, se pode manifestar, desde a criação de um coral polifónico, uma claque de apoio às equipas, uma secção dedicada à pesquisa histórica dos 82 anos do Clube e tantas outras formas que, estrategicamente possam ajudar à diversificação da vida associativa do Clube, em interacção entre sócios e direcção.

8. Saudemo-nos mutuamente, e à casa Mãe - o nosso Sporting Clube de Portugal - por mais outra vitória e façamos todos força para que possamos ser campeões.

Saudações Leoninas a todos!

Unidos somos fortíssimos!!!

Esforço, Dedicação, Devoção e Mérito
Viva o Sporting Clube de Portugal!!!
Viva o Sporting Clube de Macau!!!

No comments:

Post a Comment