April 1, 2009

Contribuições para a História do Sporting Clube de Macau


Caros Leões de Macau,

O nosso consócio Miguel Brandão, fez-me chegar esta foto digitalizada, da equipa do Sporting Clube de Macau, campeã de Macau da época 1961-1962, com mais de 45 anos onde, de joelhos, segundo à esquerda, se vê o nosso grande Eduardo Atraca, que mais tarde viria a dirigir o Sporting Clube de Macau.

Entretanto espero poder receber da Sede do Sporting Clube de Portugal, os nomes dos fundadores da nossa Filial No. 25, afim de podermos, desde o início traçar a história da nossa Filial.

O Miguel Brandão não me revelou quem lhe fez chegar esta fotografia, mas aproveita-se o ensejo para fazer um apelo a todos quantos tenham fotografias do Sporting Clube de Macau de qualquer época, que me contactem para antonio.cejunior@gmail.com com o objectivo de emprestarem as fotos que possuem, ou cederem medalhas, galhardetes, equipamentos para que possamos criar um Núcleo Museológico que é medida importantíssima no panorama da História do Desporto em Macau.
Todas as fotografias serão de pronto devolvidas após digitalizadas numa resolução que permita posterior reprodução, enquanto os espécimes museológicos tridimencionais, de medalhas a equipamentos, precisam de ser localizados e posteriormente guardados na sede que encontrarmos.

Todos os consócios que se encontrarem inclinados a fazer pesquisa em arquivos e jornais como o Notícias de Macau ou a Gazeta Macaense, são benvindos.

Como todos saberão, a imprensa de Macau noticiou há pouco tempo que as autoridades desportivas do território, ao verem que o ranking de Macau estava muito abaixo, apenas acima de Timor-Leste, resolveram suspender a participação da selecção de Macau em competições internacionais.

Estou convicto que, após o arranque desportivo do Sporting Clube de Macau, talvez se venha a operar uma transformação qualitativa no futebol de Macau. De momento é cedo para adiantar mais alguma coisa. Apenas que tudo faremos para bem do Sporting Clube de Macau, do Sporting Clube de Portugal, e do desporto do Território. E quando falo no plural, falo em todos nós, sócios do Sporting Clube de Macau.

Esforço, Dedicação, Devoção e Mérito!

Saudações Leoninas.
Viva o Sporting Clube de Portugal!
Viva o Sporting Clube de Macau!

2 comments:

  1. Foi uma grande surpresa esta mensagem com a foto de uma equipa do SCM onde pontificou o meu pai, um sportinguista dos 7 costados.
    Fiquei bastante sensibilizada e apenas me resta agradecer ao Miguel Brandão pelo gesto e ao Dr. Conceição Júnior pela mensagem.
    Bem hajam e muito obrigado.
    Isabel Atraca

    ReplyDelete
  2. Olá querida Isabel,

    É também com grande alegria que pude colocar esta justa homenagem ao teu pai, que tive o prazer de conhecer e apreciar o estilo de jogo.
    Cá fico a pedinchar mais fotos e biografia pois foi uma personalidade incontornável na história do futebol em Macau.
    Beijinhos.

    ReplyDelete