November 1, 2015

DE MACAU VEIO UMA TAÇA


Enviada fotografia de um Jornal do Sporting de 1975 pelo Sportinguista Nuno Pessoa Barradas, que muito agradecemos, passamos a transcrever o seu conteúdo:

“No decorrer de um jantar de confraternização realizado num dos principais restaurantes de ementa chinesa e a que se associaram alguns adeptos de outros clubes, nomeadamente benfiquistas e do Académico de Coimbra, um grupo de “leões” representados por Amílcar Sérgio Peres, gerente da filial do B.N.U. em Macau, recebeu das mãos do presidente do Conselho Provincial de Educação Física, José dos Santos Ferreira (1), o troféu conquistado pelo Sporting Clube de Macau, no Campeonato Provincial de Futebol de 1961/62 afim de que fosse entregue à direcção “leonina” em Lisboa para fazer parte do valioso património do grémio de Alvalade.
O Sporting Clube de Macau embora continue a reviver nos espíritos dos “leões” desta parcela do Extremo Oriente, deixou desde há alguns anos de tomar parte activa nas manifestações desportivas, o que acontece também com outros clubes com origem metropolitana.
No entanto os feitos desportivos “leoninos” são festejados exuberantemente pelos sócios e simpatizantes macaenses, e esta homenagem da filial sportinguista, foi coroada com a entrega da taça conquistada no Provincial de 1961/62 que se encontrava na posse do C.P.E.F. (Conselho Provincial de Educação Física) .
No decorrer da reunião usaram da palavra o presidente do C.P.E.F., José dos Santos Ferreira, tendo o consócio Amilcar Sérgio Peres, agradecido e manifestado a sua satisfação de ser o portador da taça que ficará a perpetuar o feito da filial macaense na Sala das Taças de Alvalade.
A equipa campeã formou com os seguintes jogadores: Campos, Joaquim I, Vila Franca, Joaquim II , Eduardo Atraca,  Quim, Vitor, Beira-Mar, Marques, Silva, Carlitos e Fernandes.

Eduardo Atraca, então jogador, de joelhos, segundo a contar da esquerda.

Equipa campeã do Sporting Clube de Macau, capitaneada por Eduardo Atraca, segundo de joelhos a contar da esquerda.
Da imprensa local transcrevemos com a devida vénia o seguinte trecho referente a este acontecimento:
“Mais de uma dezena de anos atrás, disputavam os campeonatos de futebol de Macau as filiais de dois clubes mais famosos e populares do país, o Sporting Clube de Portugal e o Sport Lisboa e Benfica, cujas equipas eram constituídas por macaenses e militares da Metrópole.
Das duas filiais, foi o Sporting Clube de Macau o que mais se distinguiu nas competições futebolísticas pois chegou a conquistar o título de campeão de Macau de 1962-63.
Por circunstâncias várias ambos os clubes deixaram de existir poucos anos depois, ficando assim a província sem qualquer filial de clubes metropolitanos, embora não tivesse diminuído o número de simpatizantes “lagartos” e “lampeões”.
Acontece que o troféu conquistado pelo Sporting Clube de Macau com aquele triunfo, se acha desde há muito entregue ao Conselho Provincial de Educação, à espera que o Clube ressuscite um dia, para então lhe ser devolvido.

Como infelizmente não há esperanças de que tal venha a acontecer, o actual Presidente do Conselho Provincial de Educação Física, Sr. José dos Santos Ferreira, num gesto simpático que calou fundo nos corações dos sportinguistas, decidiu que a artística taça ganha pelo Sporting Clube de Macau em 1962-63 fosse enviada à sede - Sporting Clube de Portugal - afim de figurar na sua impressionante sala de troféus, a atestar o valor desportivo da sua filial neste longínquo Extremo Oriente.
E, para este efeito, convidou alguns dos mais ferrenhos sportinguistas na província, entre os quais o ex-dirigente do Sporting Clube de Portugal, sr. Amílcar Sérgio Peres, e dois dos fundadores do Sporting Clube de Macau - senhores dr. António Maria da Conceição, e Mário de Abreu (tal afirmação não é verdadeira, pertenceria à convicção vigente então, pois em 1926 meu pai tinha 16 anos e Mário de Abreu ainda não tinha chegado a Macau) - representantes da Associação de Futebol de Macau e da imprensa portuguesa local, para uma reunião-jantar no Restaurante Chiu Chau do Hotel Lisboa, na passada quarta-feira.
Durante o repasto, que por sinal foi magnífico, o sr. José dos Santos Ferreira, depois de expôr os motivos do seu gesto, entregou ao sr. Amílcar Peres o valioso troféu afim de o mesmo ser enviado à Metrópole e exposto na galeria de troférus do prestigioso Sporting Clube de Portugal.
O antigo dirigente “leonino”, agradecendo a honrosa incumbência prometeu desempenhá-la o mais brevemente que lhe for possível.

*
Texto do ofício do Conselho Provincial de Educação Física de Macau:
“Cessadas há quase dez anos as actividades do Sporting Clube de Macau, agremiação de elevado prestígio que, enquanto existia, se manteve filiada no Sporting Clube de Portugal, foram deixadas à guarda deste Conselho, por vontade dos então sócios, alguns troféus ganhos por atletas sportinguistas, entre eles a Taça com que foi premiado aquele Clube quando se apurou Campeão de Macau de Futebol da I Divisão, na Época de 1962-63.
Esta Taça, conquistada com muito merecimento e que não deixa, certamente, de constituir mais uma prova do valor dos atletas “leoninos”, encontra-se desde então exposta na Sala de Sessões deste Conselho, que se comprometeu a restituí-la ao Sporting Clube de Macau, assim que fosse a reaberta a sede deste Clube.
Volvidos porém, tantos anos, não se nota até à data, qualquer indicação de aquele núcleo sportinguista macaense poder voltar a às lides desportivas nesta cidade e restabelecer a sua sede.
Nesta conformidade, decidiu o Conselho Provincial de Educação Física que seria não só interessante, como também muito justo que se transferisse essa Taça para a Sala dos Troféus do prestigioso Sporting Clube de Portugal, ali ficando exposta entre os numerosíssimos troféus que atestam o mérito dos atletas “leoninos”.
Assim, e porque tem o signatário a máxima convicção de que não existe em Macau outro sportinguista mais dedicado e cioso das coisas do Sporting Clube de Portugal que V.Exa., toma a liberdade de depositar nas suas mãos a Taça do Vencedor do Campeonato de Futebol de Macau - 1a. Divisão - da época de 1962-1963 em nossa posse, se solicita se digne V.Exa. promover o envio de mesma ao seu destino.
Certo de que que V.Exa. se não negará a anuir a este pedido e ao seu Clube prestar mais este serviço, aproveita o signatário para, com os antecipadas agradecimentos, lhe apresentar os protestos de elevada consideração, pedindo ainda se digne transmitir ao Sporting Clube de Portugal calorosas saudações deste Conselho.

Conselho Provincial de Educação Física, em Macau, em 15 de Fevereiro de 1975.
O Presidente
José dos Santos Ferreira “

Nota 1

 José dos Santos Ferreira foi ilustre Macaense, grande desportista, exímio jogador de hóquei em campo, Poeta do patois de Macau (o dialecto macaense baseado no Português do século XVII, encenador de récitas fantásticas em patois, Presidente do Conselho Provincial de Educação Física, e Administrador da Sociedade de Turismo e Diversões de Macau, S.T.D.M. de Stanley Hó, que durante décadas teve o monopólio do jogo em Macau.

Nota 2

Equipa do Sporting Clube de Macau, campeã de Macau em 1991. Eduardo Atraca está de branco, ao centro, na última fila, tendo ao seu lado, de camisola de malha azul, Francisco Manhão, actual Presidente da Associação de Veteranos de Macau. De joelhos, primeiro à esquerda, está José Cruz, conhecido como Dedé, que ainda joga.  

No comments:

Post a Comment