November 7, 2015

BLACK SWAN - O CISNE NEGRO OU A BUSCA DA PERFEIÇÃO

CR7 a mandar na bola

Assim de súbito ocorreu-me este filme com Natalie Portman, chamado BLACK SWAN (CISNE NEGRO) e que conta os enormes sacrifícios pelos quais passam bailarinas e bailarinos, com permanentes ginásticas, dietas, uma enorme obssessão pela perfeição, e aquela enorme violência que é dançar sobre a ponta dos dedos dos pés.


Todas as profissões, da arte ao desporto,  exigem de cada participante uma entrega muito séria, uma busca incessante da perfeição.
Eusébio ficava horas, depois dos treinos, a treinar os seus remates em bolas que hoje seriam autênticas pedras. Cristiano Ronaldo treina mais do que todos os colegas e depois treina sózinho, sempre a marcar, a conseguir saltar mais alto que os outros, a ser capaz de vencer os adversários na corrida e estar no lugar certo, desmarcado, para fazer golo.

Assim de súbito ocorreu-me que o bailado requer uma enorme dedicação em busca da perfeição total, obssessiva, na qual a bailarina ou o bailarino nunca estão satisfeitos.
Assim deve ser também no futebol. Porque a busca da perfeição (que nunca se atinje) é o caminho daqueles que adorando jogar futebol querem dar algum sentido àquilo que fazem, e isso só se consegue com imensa disciplina, trabalho, coisa que as instalações de Macau não permitem.
Porém recordo-me que o jovem Cristiano Ronaldo, no Campo Grande treinava na rua. Fazia picos de 30 metros competindo com carros que arrancavam ao sinal verde dos semáforos.
Louco? Só os loucos e os génios buscam a perfeição. Ser uma coisa ou outra é quase igual. Dá sentido ao que fazemos.


Veja CR7 a mandar na bola.

No comments:

Post a Comment