August 11, 2010

A Bolinha e o Bolão

Caros Consócios e Sportinguistas,

Tem esta terra, plena de singularidades, a característica de ter um número bastante significativo de equipas ao nível da "bolinha" ou futebol de sete, a ponto de haver este ano mais de cem equipas e, depois de concluída a competição, dar-se início então ao chamado "bolão", o futebol de onze.

Nesta canícula de Agosto, o Sporting Clube de Macau conseguiu finalmente assegurar campo para dois treinos semanais, estando em vias de assegurar o terceiro treino, por forma a que todos os jogadores entrem finalmente num processo de apuro físico e técnico.
O início da época foi marcada pelo signo da chuva, quer na entrega de documentos por parte dos jogadores quer, ainda, no primeiro treino que se não realizou por tempestade.

Os jogadores estarão todos em competição na bolinha, sendo igualmente de saudar a abertura que a Associação de Futebol de Macau teve ao permitir a inscrição de 4 estrangeiros com possibilidades de os mesmos jogarem todos ao mesmo tempo.

A "bolinha", viveiro de jogadores como Augusto Rocha que singrou no Sporting Clube de Portugal e depois na Académica, e tantos outros de tantas gerações, é uma excelente forma de preparação dos jogadores para o futebol de onze, o "bolão". Como disse o Professor Manuel Sérgio, não se manda o pianista correr à volta do piano para depois o tocar. Ele e outros lá sabem porquê.

Contudo a falta de campos para treinos e o elevado número de equipas da "bolinha" - que nas fases de grupo só jogam de três a quatro semanas, para depois tudo se ir precipitando com alguma rapidez - levam à pergunta sobre que compatibilização existirá ou poderá existir entre o desporto (futebol) para todos e o desporto (futebol) de competição.
É sabida a paixão local pela popular "bolinha" a ponto de equipas de veteranos se exibirem a excelente nível, como já foi possível assistir neste início de época.

De qualquer modo, e regressando ao Sporting Clube de Macau, três treinos por semana prometem ser um bom sinal, ainda que haja algumas ausências por motivo de férias. Contudo nesta fase do campeonato, a equipa do Sporting Clube de Macau, que se encontra (pasme-se a quantidade de equipas) no grupo AZ, terá possibilidades de realizar treinos para apuro físico e táctico que a outra equipa, onde a outra metade dos jogadores ficou inscrita não teve. Nem um só treino pode realizar.

E nesta canícula húmida de Agosto, entre o sol abrasador e a chuva inesperada, vão os nossos jogadores, dedicadamente e em grande camaradagem, começando a sua preparação sob o Professor Agostinho Caetano.

Saudações Leoninas
Viva o Sporting Clube de Portugal!!!
Viva o Sporting Clube de Macau!!!

Publicado quando o contador de visitas registava 8270 visitas

No comments:

Post a Comment