September 19, 2009

O jogo Tim Iec - Sporting Clube de Macau

Caros Sportinguistas de Macau,

Embora fora de Macau e bastante ocupado, recebi amável e competente crónica do segundo jogo da nossa equipa de bolinha que bateu o Tim Iec.

TIM IEC 1 - SPORTING CLUBE DE MACAU 2

Aguardava-se com alguma curiosidade o 2º jogo do Sporting Clube de Macau, após a animadora prestação efectuada no 1º jogo, pese embora a derrota por 2-0 frente à experiente equipa do Chang Wai.
Pode dizer-se que as expectativas não foram frustradas, pois a equipa apresentou-se, no passado dia 8, no sintético do colégio D. Bosco, perante a equipa do Tim Iec, de uma forma desinibida, realizando uma agradável exibição.
Num sistema 1:1:2:2:1 bem definido, o Sporting iniciou o jogo com manifesto pendor atacante e, logo no 3º minuto, uma boa diagonal do nº4, Carvalhal, solicitou um oportuno passe que o colocou frente ao guarda-redes contrário, resultando daí o 1º golo, marcado na própria baliza por um defesa adversário, na tentativa de afastamento da bola.
Ainda os sportinguistas festejavam o golo obtido quando, volvidos 2’ (aos 5’), uma perda de bola no seu meio-campo defensivo, proporcionou um contra-ataque rapidíssimo ao Tim Iec, que não deu quaisquer hipóteses restabelecendo a igualdade.
Não acusou o Sporting esta contrariedade, e logo no minuto seguinte (aos 6’), é de novo o nº 4, Carvalhal, que, após um bom passe em profundidade, remata ao lado da baliza.
O jogo prosseguiu numa toada de parada e resposta, com o Tim Iec a causar alguns incómodos através de situações de contra-ataque, explorando alguns adiantamentos dos laterais sportinguistas em apoio ao seu ataque, mas a que o nosso central nº 13, ia respondendo de forma extremamente eficaz.
Aos 16’, numa das referidas subidas de apoio, é o lateral direito nº 10, capitão da equipa sportinguista, que remata com estrondo ao poste da baliza adversária.
Aos 22’ é de novo o nº 4, Carvalhal, que, numa joga algo idêntica à que havia proporcionado o auto-golo, aparece frente ao guarda-redes, mas este, fazendo muito bem a “mancha”, evita o que seria o 2º golo do Sporting que, no entanto, não tardou, porque no minuto seguinte (aos 23’), é o nº 3, que remata à barra da baliza com a bola a sobrar para o nº 4, Carvalhal (sempre ele), que pleno de oportunidade faz o 2º golo sportinguista.
Quase que a história se repetia… no minuto seguinte (aos 24’), é o Tim Iec a criar uma situação de enorme perigo na área sportinguista, com um avançado a conseguir um óptimo cabeceamento a que o guarda-redes leonino corresponde com uma enorme defesa.
No 2º tempo, o Sporting aparece com o mesmo dispositivo táctico, mas com os 2 médios algo recuados e fechando mais interiormente, aumentando assim a densidade na zona central e reduzindo os espaços passíveis de aproveitamento pelos contra-ataques adversários.
Continuando a controlar o jogo, o Sporting “deu” maior tempo de posse de bola ao adversário, passando a jogar em contra-ataque, não dando quaisquer veleidades na defesa e mantendo-o sempre em “pressão”, conseguindo até boas ocasiões para aumentar a vantagem, tais como:
Aos 42’, passe em profundidade pelo corredor direito para o avançado nº 15, que à entrada da área optou por remate forte correspondido por uma boa defesa do guarda-redes, tendo, no entanto, no corredor esquerdo, um companheiro desmarcado em óptima posição.
Aos 44’ é o lateral esquerdo nº 7, que executa um perigoso cruzamento com o guarda-redes a antecipar-se a uma entrada oportuníssima do avançado nº 3.
Aos 49’, mais uma boa jogada pela direita com um bom cruzamento para o corredor central onde surge o lateral nº 7, que não conseguiu recepcionar com eficácia, permitindo a intervenção do guarda-redes do Tim Iec.

Nos 10’ finais, o Tim Iec exerceu uma natural pressão em busca da igualdade, mas o Sporting nunca perdeu o controlo do jogo, muito bem comandado na defesa pelo central nº 13, e como se pode percepcionar pelo atrás descrito, mantendo sempre o adversário em “pressão” através de oportunos contra-ataques.

Em suma, uma agradável exibição e uma boa vitória do Sporting Clube de Macau.


No comments:

Post a Comment