October 22, 2015

CONHECE-TE A TI MESMO! CONSELHOS A TER EM CONTA.


Estamos em época de contratações, num momento em que a economia de Macau, a inflação e a especulação estão em baixa. É algo que é forçoso considerar e constatar.
Os melhores jogadores de Macau encontram-se entre os "estrangeiros" que estão muitos furos acima porque são jogadores com "escola", isto é, com formação desde miúdos.
Este é o chamado Top Ranking de Macau. 
Poderemos dizer claramente que nos últimos anos, foi o Sporting quem teve o melhor jogador de Macau em 2013-14 e 2014-15. Chama-se Bruno Brito, encontra-se a jogar em Inglaterra e o video é revelador.


Se tomarmos a qualidade, o talento e o saber de Bruno Brito, então temos de usá-lo como referência TOP. Outro grande jogador que esteve no Sporting no mesmo período foi o Edgar Silva.
Porém uma equipa é composta, no campo, por 11 jogadores e defendo sempre a equipa.
Mas a equipa é composta por indivíduos.
Depois dos jogadores "estrangeiros", seguem-se os ex-estrangeiros, já integrados e vivendo em Macau, geralmente com um emprego, e que, variando a sua ambição remuneratória encontram no máximo quatro equipas/clubes capazes de negociar. 
Deve o jogador lembrar-se de que uma negociação é uma relação entre duas partes e que há clubes e clubes. 
Por vezes, em passados recentes, ouvimos exigências que só nos causaram um sorriso triste pelos autores das ditas. Face ao desaforo dos montantes pedidos, foram "dar uma volta" e quiseram voltar, depois de outras portas (poucas) se terem fechado e depararam-se também as nossas vagas já preenchidas.
A humildade e o auto-conhecimento não são fáceis, quer para os jogadores "estrangeiros" locais, quer para os jogadores locais que se julgam "estrelas".  Macau produziu alguns jogadores notáveis, esses verdadeiras estrelas: nos anos 1950 Joaquim Pacheco e Augusto Rocha, naturais de Macau, jogaram no Sporting Clube de Portugal, e foram internacionais por Portugal. Mais ninguém chegou a este nível, por isso, 70 anos depois, não nos impressionamos facilmente.

Augusto Rocha jogando em Portugal contra o FCP.

O conselho que damos é que os jogadores caiam em si - aqueles que não têm nenhuma noção do auto-conhecimento - e sobretudo não se deixem manipular por "agentes" que se dizem amigos, eles sim uma falência, um desastre.
Ficamos, claro, satisfeitos por sermos um clube pretendido. Mas outro conselho: não se façam caros, porque o a Terra dá muitas voltas. O ar sobranceiro que alguns põem faz-nos rir interiormente. Na volta regressam mansinhos e humildes. Para quê?
Custa a dizer, mas encarem a realidade: se fossem craques daqueles muito muito bons, tinham sido transferidos para outros campeonatos, como o Pacheco e o Rocha.
Aprendam a conhecer-se, a serem humildes e, assim, poderem ser felizes.
Nem todas as equipas lançam dinheiro à rua. Nós seguramente que não.

Esperemos que tenham entendido, porque nós aprendemos todos os dias, e podem considerar que abordarmos um jogador deve ser considerada uma honra. 
Não somos patos bravos, somos um clube com uma enorme história e com orientações muito claras e definidas e que se vão afinando anualmente.
CONHECE-TE A TI MESMO.

No comments:

Post a Comment