July 16, 2012

Sub-22 regressam a Macau só com derrotas no Asiático

Crónica de Alfredo Vaz

Macau perdeu todos os jogos na fase de qualificação para o 1º Campeonato Asiático de sub-22, que também abre caminho à participação no torneio defutebol dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. A última batalha foi contra Timor-Leste, que bateu a RAEM por quatro bolas a uma

Alfredo Maria Vaz


Macau fechou a participação na fase de qualificação para o 1º Campeonato Asiático de Sub-22 anos como tinha começado: sofrendo um pesada derrota. A grande diferença: se no jogo inaugural os 6-0 diante do Japão estavam justificados por ter pela frente o número 1 do ranking continental, já na partida de encerramento, Macau sofreu nova pesada derrota por 1-4 com Timor-Leste a única selecção que estava abaixo da RAEM na tabulação da Confederação Asiática. Com, este resultado, Macau deverá descer para o ultimo lugar da zona Asiática, e para ante penúltimo do ranking da FIFA, apenas com as Ilhas Cook e outro arquipélago do Pacífico atrás de si. Pouco para um seleccionado que prometeu, essencialmente nos encontros com a Austrália e Indonésia. Mas já lá vamos.

Seis primeiras escolhas fora do 11 inicial contra Timor

Com o capitão Leong Ka Hang ausente por lesão que o deverá manter afastado dos relvados durante 1 mês, e também sem poder contar com a prestação do experiente médio Tang Hou Fai - jogou até  à exaustão física na exigente partida frente à Indonésia – o treinador principal Leong Sui Wing promoveu mais quatro alterações em relação ao 11 que jogou de início na derrota por 3-0 frente a Singapura na 4ª jornada da prova. Para o banco foram o guarda-redes habitualmente titular Ho Man Fai, o defesa Lau Pak Meng, e os centro-campistas Sio Ka Unl, e Pedro António Tong;

De volta ao 11 base saudou-se a recuperação do defesa Chao Wai Fong – que acabou por seu o autor do único golo de Macau (que bem que ele se integra no ataque, tendo sido peça fundamental no golo da derrota por 1 - 2 contra a Indonésia).

De entre os que sairam em relação à escolha anterior destacam-se o guarda-redes Ho Man Fai – titular indiscutivel. A verdade é que Ho Man Fai deslocou-se com a equipa para Riau com sérias dúvidas sobre a sua possível participação devido a uma lesão numa coxa. No entanto acabou por jogar as primeiras quatro partidas, mas foi-nos impossível confirmar junto da delegação de Macau sobre os motivos da sua não utilização, concretamente, se a lesão podia ter voltado a importunar o guardião de Macau.

E pela quarta vez na competição de apuramento, o treinador Leung Sui Wing optou por deixar de fora o influente centro-campista Sio Ka Un com quem o técnico principal manteve um desentendimento publico que chegou mesmo a ameaçar comprometer a inclusão do jogador na comitiva que se deslocou à Indonésia.

Hat-Trick de Marcos Jesus afunda Macau inoperante

O resumo que apresentamos hoje, bem como o que publicámos na edição da passada 6ª feira não contam – incompreensivelmente – com a cooperação de alguns dos elementos do seleccionado de Macau que até à 3ª jornada foram os nossos ouvidos e olhos nas partidas realizadas na Indonésia. As razões não as podemos reveler porque – também nós – não estamos ao corrente delas. As atitudes ficam – sem dúvida – para quem as toma. E se no resumo da partida com Singapura nos foi fácil fazer uma texto mais descritivo – porque nos apoiamos no texto colocado na página da Associação de Futebol da Cidade de Estado no facebook – já para as linhas que se seguem, podemos apenas apoiar-nos na ficha de jogo. Do que consta na referida ficha, Timor-Leste chegou a uma vantagem de 2 golos à meia hora de jogo, dois tentos apontados pelo avançado Timorense Marcos da Conceição Jesus. Mas ainda antes do intervalo, no minute de compensação concedido pelo árbitro do encontro, o defesa local Chao Wai Fong reduziu para a diferença minima.

Na etapa complementar há a registar os terceiro e quarto golos da selecção de Timor-Leste. Aos 61 minutos Henrique Cruz repôs a vantagem de dois golos para Timor-Leste, e no minute seguinte, aos 62, Marcos da Conceição Jesus fechou a sua participação no torneio – bem como a de Timor-Leste – com Chave de Ouro , ao fazer um hat-trick para a sua conta pessoal.

Com, este resultado, Macau deverá descer para o último lugar da zona Asiática, e para ante penúltimo do ranking da FIFA, apenas com as Ilhas Cook e outro arquipélago do Pacífico atrás de si.

"Com, este resultado, Macau deverá descer para o ultimo lugar da zona Asiática, e para ante penúltimo do ranking da FIFA, apenas com as Ilhas Cook e outro arquipélago do Pacífico atrás de si."

=====================================================

Graças à dedicação de Alfredo Maria Vaz, é possível ter um resumo do que se passou na Indonésia. O Sporting Clube de Macau agradece esta dedicação.
Infelizmente, diga-se em abono da verdade - porque ninguém fica feliz com estas derrotas de Macau - constata-se que a competência que a A.F.M. demonstra em fazer representar bem a Região Administrativa Especial de Macau é absolutamente nula.
Os campeonatos que organiza na R.A.E.M. não contemplam em nada a formação, que deveria começar aos 6-7 anos, por forma a que, aos 16 anos, os jogadores tivessem pelo menos 10 anos de competição em cima. Mas onde está a competição para infantis e juvenis? Onde está uma formação por técnicos certificados? Não existe nem uma coisa nem outra.
Em vez disso, nos ridículos campeonatos da 2a. e 3a. divisão a uma só volta, colocam a "selecção de sub-18" e "sub-16" a competir contra as outras equipas, também sem qualquer resultado.
No entanto o Território possui técnicos Portugueses e Brasileiros com experiência, que são ignorados pela A.F.M. 
Ao contrário, na República Popular da China, gente com visão, contrata técnicos estrangeiros. Marcelo Lippi, Nelo Vingada, Jaime Pacheco, são contratados porque na R.P.C. não têm complexos de serem estrangeiros. Sabem que têm de aprender com o futebol Europeu.

Mas aqui em Macau, temos uma A.F.M. que até na consulta é Elitista, e só tem provado o quanto a sua incompetência tem envergonhado a R.A.E.M.  nos campeonatos Asiáticos. O ranking da R.A.E.M., Asiático e da F.I.F.A., falam por si.
Quando o Sporting Clube de Macau tem apontado erros e preconizado soluções, a resposta é que rejeitam todas as críticas. Pergunta-se porque consultam as equipas da "Liga Elite" e se dizem abertos a todas as opiniões.

No Sporting não fazemos consultas porque sabemos o que queremos, temos técnicos qualificados e se gerimos com muita parcimónia as finanças temos uma comunicação intensa com os sócios. E além disso pertencemos ao clube que tem a melhor Academia de futebol do Mundo...

O Sporting será crítico enquanto houver razões para criticar e aplaudirá, sempre que houver razões para aplauso.
Saudações Leoninas.

António Conceição Júnior


No comments:

Post a Comment