October 17, 2010

DOIS JOGOS, DUAS VITÓRIAS GÉMEAS

Caros Consócios e Sportinguistas,

Temos interagido no Facebook porque permite isso mesmo, a interacção. De qualquer modo, actualizamos aqui os dois jogos mais recentes pelas equipas do Sporting e do Papa Tudo que

HÁ HORAS DE SORTE
PAPA TUDO -通吃 3 - VS - S.Y.S.J.A. 2
Sábado, 16 de Outubro

Os cauteleiros dizem que ele Há horas de Sorte. O Professor Moniz Pereira diz que a sorte dá muito trabalho.

Um dos princípios elementares que orientou o jogo de ontem foi construír e assegurar uma muralha defensiva o mais segura possível, o que no futebol de sete é tarefa que obriga a um jogo muito desgastante.

O Papa Tudo alinhou de início com Vasco Bismark à baliza, Sammy Cheang Tat Meng à esquerda, Marcelo Yee ao centro e Matt Hong à direita da defesa, dois médios, o Luís Oliveira e o "Zero" Ng como médios ofensivos e Kico Conceição como atacante fixo.

Percebeu-se desde o início, que o esquema e orientações dadas pelo nosso treinador, estavam perfeitamente ajustadas a uma equipa com jogadores muito rodados entre si, como é a S.Y.S.J.A. , que tomou o comando das operações e provou ser uma equipa que joga sobretudo o futebol de sete, a bolinha, trocando muito bem a bola, abrindo linhas de passe, criando espaço.

A primeira parte foi quase toda passada na metade do campo do Papa Tudo, com Marcelo Yee a comandar a defesa, e com Sammy e Matt, ajudados por "Zero" e Luís Oliveira a virem reforçar e rechaçar todos os ataques. O intervalo chegou sem golos.

Na segunda parte, e apesar da superioridade da S.Y.S.J.A. o Papa Tudo mantinha uma defesa sólida que tinha em Vasco Bismark um pilar sólido, a oferecer confiança total à equipa.

Conçalo Pinheiro Torres substitui Kico Conceição fazendo avançar "Zero" Ng, que nunca se mostrou conformado. A defesa reforça-se e encorajam-se "Zero" e Luís Oliveira para o contra-ataque.

Entre já nos últimos dez minutos Ricardo Sá Carneiro para o lugar e Sammy e aposta-se totalmente nos penálties. Dava para perceber que o guarda-redes deles parecia ser o elo mais fraco.

O jogo termina empatado e vão disputar-se os penálties. A claque Sportinguista repete os incentivos.

"Zero" é o primeiro a avançar decidido para a marca de grande penalidade. Marca um golo indiscutível.

Vasco Bismark vai para a baliza. O adversário marca. Estamos empatados.

Luís Oliveira avança e remata certeiro para o fundo das redes.

Vasco quase defende o segundo remate. Continuamos empatados.

Ricardo Sá Carneiro corre para a bola, e o guarda-redes defende... Cai o desânimo, mas nisto o juíz de linha e o árbitro conferenciam e, pasme-se, o guarda-redes mexeu-se antes do remate. Repetição do penálti.

Sá Carneiro agora mais concentrado dispara inapelavelmente para o fundo das redes.

Agora cabe ao Vasco defender... mas não foi preciso. O adversário dispara bem para cima da barra. Estava ganho o jogo por 3-2 nos penálties.

O princípio de primeiro defender muito bem, tinha funcionado, dando os frutos esperados. Assim é o futebol.

Viva o Papa Tudo, viva o Sporting Clube de Macau.


RENASCENDO DAS CINZAS
SPORTING 士砵亭 3 - VS - LAM FONG 嵐鋒 2
Quinta-Feira, 14 de Outubro de 2010

Constatámos que se cumpriu o regulamento da A.F.M. que é idêntico ao da FIFA e, assim, à última, fomos alertados para o jogo com pouco mais de 12 horas de antecedência.

Afinal o Sporting Clube de Macau tinha sido - juntamente com o seu irmão gémeo Papa Tudo - apurado para o mata-mata.

E foi um corropio, mensagens, telefonemas, quem estava presente, quem tinha dois amarelos, quem estava magoado...

O nosso Filipe Carlos, guarda-redes, tinha chegado de Xangai, o capitão Luís Monteiro estava com as pernas inchadas de toques de outros jogos, o Luís Chan tinha três jogos em quatro dias, o Sérgio Gaspar estava impedido por dois amarelos, o José Maria chegou com a sua bonomia habitual, o André Mergulhão chegou, juntou-se-lhe o Pedro Maia, o velocíssimo benjamim Rui da Silva e o Domingos Abecassis, que foi sacrificado como único suplente para o lugar de guarda-redes enquanto não chegava o Filipe Carlos.

O jogo só assenta quando, cinco minutos depois, entra finalmente o nosso guardião e, com ele, perdemos o único suplente que foi para a baliza por cinco minutos. O jogo assenta mais com a segurança do Filipe. À sua frente jogam à esquerda o Luís Chan, ao meio o José Maria, e à direita o capitão Luís Monteiro. Meio campo constituído pelo Pedro Maia e pelo André Mergulhão. Lá à frente, o velocíssimo Rui Silva.

O jogo espraia-se no tempo com um domínio do Sporting que acumula com um golo do Rui Silva, o benjamim, num dos muitos ataques da equipa.

Por essa altura, os jogadores do Papa-Tudo que tinham vencido o jogo-treino, chegam ao campo e a claque aumenta.

A segunda parte é mais do mesmo, perante uma equipa com muitos substitutos. Numa perda de bola junto à nossa área, o Lam Fong empata a partida. Os nossos jogadores, já cansados, sem substitutos para refrescar, vão atacando, mas debalde.

É o mata-mata. Três penalties para cada lado. O "Mister" escolhe o Pedro Maia, o Luís Monteiro e o José Maria Abecassis.

Filipe Carlos vai para a baliza. O Lam Fong marca o primeiro de penalti perante os gritos da já numerosa claque Sportinguista.

Pedro Maia vai marcar, corre e remata sem apelo para o guarda-redes contrário.

Filipe Carlos volta para a baliza. O jogador encarregue de marcar, corre para a bola e esta encontra o nosso guardião pelo caminho.

O capitão Luís Monteiro corre para a bola e dispara certeiro para o 2-1.

O guardião Filipe Carlos volta a fazer uma magnífica defesa e já não foi preciso o José Maria marcar. Os jogadores abraçam-se, o Sérgio vai juntar-se ao grupo e a claque, satisfeita, vai-se levantando e conversando em grupos.

Há uma hipótese interessante no ar. Seria de facto espectacular em termos de uma previsão feita antes dos jogos começarem.

Mas fica para depois. Para já o Sporting, ressuscitado, segue em frente. Parabéns ao Mister e aos jogadores.

Caso para dizermos: no creemos en brujas, pero que las hay, las hay!!!

Esforço, Dedicação, Devoção e Vitória!!!

Publicado quando o contador registava 9052 visitantes

No comments:

Post a Comment