May 11, 2009

Objectividade e Ilacções. Notícias também de Macau.

Caros Leões de Macau,

Apesar do esforço do nosso Sporting Clube de Portugal o FCP ganhou o campeonato e, pela segunda vez, fez o tetra.

A objectividade tem de ser isenta, e isenção de análise foi algo que aprendi com o meu Pai que deus tenha, e terá concerteza.

Esta reflexão, se me é permitida, é feita com um objectivo não só de partilha, mas sobretudo de fair play que é, estou convencido, algo de muito importante, em qualquer escalão e nível do desporto.

O Porto ganhou porque foi a equipa mais regular do campeonato. E ganhou porque o futebol é uma estrutura tribal, por muito sofisticada que seja a embalagem do merchandising, da comunicação, etc. Desmond Morris não se enganou.
Assim sendo, verificamos que mudam os jogadores, mudam os treinadores, e desde há perto de 30 anos que o Porto tem dominado o futebol português e não só.

Estarei eu a fazer um elogio ao FCP? Não creio que ficaria mal reconhecer que está na contestada e mediática liderança, com ou sem apitos dourados, de um Pinto da Costa, a resposta para os triunfos do clube que dirige.
E isso constitui matéria de reflexão, porque uma tribo tem um chefe. E mais nada.
Quererem convencer-se de que uma democracia é que é, é o mesmo que levar com as negaças da República Popular da China, que foi crescendo, crescendo, crescendo enquanto o Sr. Moita (vulgo Bush) exigia democracia.

É um caso que merece um estudo muito aturado, pois o país é pequeno, e é um caso que mereceria a reflexão dos nossos dirigentes, pois a este nível, as lideranças são como a do Obama: ou mudam ou afundam. E são sobretudo muito leves.
Olhemos para o outro lado da segunda circular e aí a coisa vai muito mal. Estão a sete pontos de nós, e a treze do primeiro.
Portanto, o Rui Costa não é também panaceia nem remédio.

Por nossa parte, oxalá saibamos manter o Paulo Bento por muitos anos, como o Manchester mantém o Sir Alex Ferguson há duas décadas, independentemente das vitórias ou das derrotas. Com esta mania que temos de mudar tudo para ficar tudo na mesma, poupamos nas despesas e fazemos o que os ingleses fizeram em Hong Kong: Só mudava o Governador e a Mulher, mais ninguém.
Maximizar a Academia, os chamados activos, trabalhar a cabeça dos jogadores, porque é lá no cucuruto que se ganham os jogos, ir buscar lucros onde podem existir, para endireitar as finanças, parece ser o que o nosso Sporting Clube de Portugal terá de fazer.

Isto escrito à guiza de comentário de fim de época (favor usem a opção comentário) com muito amor pelo nosso Clube do coração.

- - - o O o - - -

Entretanto tenho informações de que a Casa de Portugal vai realizar um Torneio em que convidou o SCM, o SLBM, o FCPM com um mínimo de 10 jogadores não inscritos em campeonatos para uma tarde de confraternização no dia 6 de Junho, Sábado, no campo do Colégio D. Bosco das 14:00 às 17:30 horas.
Como já foi dito, a direcção dá todo o apoio possível à participação de uma equipa do SCM e exorta os Sportinguistas a comparecerem para apoiarem. Porém a direcção ainda não está em condições de apoiar financeiramente.
Ao que foi apurado, uma das equipas convidadas pela Casa de Portugal só participa se fôr com os seus jogadores inscritos no cámpionato... Aguardemos serenamente.

- - - o O o - - -

Estamos a prevêr para o próximo dia 22 de Maio pf, 6a. feira, Assembleia Geral para apresentação, discussão e votação dos Estatutos e outros pontos da Ordem de Trabalhos que será atempada e oportunamente anunciada.
Prevemos que seja numa sala do Hotel Sintra.
Dentro de muito breve serão publicados aqui o Projecto dos novos Estatutos do SCM para os sócios se poderem informar.
Devo lembrar que apenas os sócios podem participar na Assembleia Geral.

Não esqueçam a militância. Leões com garra trazem mais sócios.

Saudações Leoninas a todos.
Esforço, Dedicação, Devoção e Mérito
Viva o Sporting Clube de Portugal
Viva o Sporting Clube de Macau

Publicado quando o contador mostrava 1399 visitas.

No comments:

Post a Comment