February 16, 2010

O Ano do Tigre e uma reflexão

Caros Sportinguistas e Consócios,

Após um silêncio decorrente de alguma falta de saúde e de um compasso de espera pela nova época, considerou-se oportuno - um ano e um dia depois da tomada de posse da actual direcção - proceder-se a uma reflexão sobre o ano que passou.

Como a consulta a este mesmo blog poderá mostrar, a direcção procedeu, através de uma metodologia transversal, à elaboração de novos Estatutos que foram oportunamente aprovados em sucessivas Assembleias Gerais, e nos quais desejaria salientar a excelente cooperação de todos os juristas envolvidos, todos membros dos corpos gerentes. Assegurou-se assim uma actualização premente de anacrónicos estatutos que não permitiriam a oficialização do Sporting Clube de Macau.
Houve igualmente a atenção e o cuidado de conferir uma vertente social por via da isenção de quotas aos sócios com mais de 65 anos que o requeiram formalmente.

Posteriormente o Sporting Clube de Macau veria os seus Estatutos publicados em Boletim Oficial, permitindo assim, pela sua oficialização, a inscrição no Instituto dos Desportos e, consequentemente, no campeonato da Associação de Futebol de Macau.

Seguir-se-ia a negociação de patrocínios, tendo sido bem sucedidos no patrocínio concedido pelo Banco Nacional Ultramarino.

A direcção sentiu a necessidade de participar no Arraial de S. João como forma de procurar maior projecção junto das Comunidades, tendo sido o unico clube a fazê-lo.

Enquanto se iniciava a campanha de aplicação da quota de cem patacas mensais, através de uma campanha de pagamento anual de dez meses como forma de criação de um pecúlio mais fácil de gerir do que o pagamento mensal, iniciava-se o campeonato com uma equipa bem treinada pelos leões Paulo Conde e Mandinho Queirós, que entrava em campo pela primeira vez em mais de duas décadas.
Bem treinada, mas ainda a dar os primeiros passos, foi contudo capaz de golear por 5-0 uma das equipas do seu grupo.

Os jogos mostraram que a equipa sabe jogar futebol.

A 22 de Novembro realizámos um jantar comemorativo dos 83 anos da Filial 25 com a presença de mais de cinquenta sportinguistas e onde pudemos homenagear o grande leão Alberto Alecrim e, bem assim, agradecer a outro grande sportinguista, o subsídio que nos concedeu e, bem assim, agradecer aos treinadores e jogadores presentes.

O período de silêncio de cerca de dois meses correspondeu de certo modo ao "defeso" local.


O Sporting Clube de Macau foi reforçado, e esta época já se encontra devidamente equipado conforme sua tradição, tendo um equipamento alternativo que se espera possa também ser facilmente reconhecido. Igualmente os jogadores e equipa técnica irão envergar os seus fatos de treino com o emblema do Clube e a palavra Sporting nas costas.
Se isto são elementos de referência identitária, fazemos votos para que, sob o comando da equipa técnica dos Misters Paulo Conde e Mandinho Queirós, o Sporting Clube de Macau, com o apoio e encorajamento dos sócios, possa iniciar o seu processo de afirmação futebolística.

Temos defendido em sede própria, como o fazem outros sócios, que o Sporting Clube de Portugal abra uma frente na China, preferencialmente em Macau, como já tinha sido anunciado pelo anterior vice-Presidente Dr. Menezes Rodrigues.

Esta notícia deixa-nos expectantes.

Enquanto aguardamos o calendário dos jogos, enviamos a todos os Sportinguistas e consócios, as melhores saudações leoninas.

Viva o Sporting Clube de Portugal!
Viva o Sporting Clube de Macau!

publicado quando o contador de visitantes mostrava 5735 visitas