UM SPORTING COM PRINCÍPIOS - 86 ANOS
Caros Consócios (1),
Ontem o Sporting Clube de Macau celebrou 86 Anos e foi possível ver as bancadas mais compostas. Tivemos inclusivamente a visita do amigo Jorge Abrantes do Núcleo Sportinguista de Sydney.
Conforme anunciado oportunamente, houve um enorme bolo de bolacha primorosamente feito, houve uma fogueira de 86 velas e a presença do Presidente da A.F.M., Chong Kok Veng e da A.F.Veteranos de Macau, Francisco Manhão.
Tudo isto foi celebrado com os jogadores da equipa adversária que partilharam o bolo.
O Sporting Clube de Macau jogou e dominou ganhando quase todas as bolas divididas, tendo João Godinho feito o único golo da partida aos 7 minutos. Remates foram mais que muitos, situações de golo iminente foram 5 ou 6, e foi um daqueles desafios em que a bola não quis entrar, em nenhuma das balizas, embora só uma vez tivessemos a nossa baliza verdadeiramente ameaçada.
Ganhámos e ficámos em primeiros da nossa série. Mas nem há Arco de Bandeira nem Embandeiramos em Arco. A direcção é contra a acumulação numa Associação de um campeonato de bolinha jogado no período em que se deveria estar a iniciar o futebol de onze.
Seja na bolinha, seja no futebol de onze, a identidade que já adquirimos não se pode perder com o desejo cego de aceder à primeira divisão.
Queremos certamente subir de divisão, mas "jamais a qualquer preço". Temos as nossas ideias em termos de reforços, mas não alienaremos jamais a identidade de um clube com 86 Anos em troca de um clube robotizado, movido e oleado a dinheiro apenas.
Este Sporting Clube de Macau será, como sempre o foi desde o primeiro minuto - e este blogue velho de anos, assim o atesta - muito comunicativo, aberto, dialogante, sem arrogâncias nem jactâncias, antes procurando servir e honrar o bom nome do Sporting, com a máxima dignidade, elegância, chamando as coisas pelos seus nomes sempre que fôr preciso, e consagrando aos sócios, técnicos e jogadores o que é mais importante: a condição de PESSOAS!
Lutaremos pelo que considerarmos justo, e nenhuma visita nos fará desviar do nosso caminho.
É assim que o Sporting Clube de Macau irá iniciar o campeonato de futebol de onze da segunda divisão, não porque "as uvas estejam verdes" mas porque jamais fará sentido gastar milhões numa competição de características amadoras. Não queremos vencer a todo o custo. Queremos vencer com as armas que temos. São poucas, mas são transparentes e dignas. Respeitamos todos os adversários. Não nos intimidamos com nenhum!
Saudações Leoninas.
Nota(1) Os jogadores estão incluídos na categoria dos sócios por razões Estatutárias.