September 26, 2014

OITENTA E OITO ANOS


Caros consócios e adeptos. A Filial de Macau do Sporting Clube de Portugal foi fundada no dia 25 de Setembro no já distante ano de 1926. Independentemente da rica história que está ainda por compilar, e que deve merecer todo o nosso carinho, vivemos uma nova reencarnação, cientes de que é preciso assegurar uma forma de tornar perene esta instituição. Estamos bem cientes disso e de como os generosos apoios que nos são dados não conseguem acompanhar a inflação e outras situações, razão porque a contribuição dos sócios com as suas quotas é valiosíssima.
A direcção irá considerar a criação de sócios correspondentes, por um valor simbólico, que permitirá que tenhamos muitos mais que os mais de cinco mil sócios que tivemos antes de nos terem boicotado o primeiro Facebook. É o que sucede com a baixeza e o medo.
Existimos ainda, apesar de outras vontades. Existimos com a máxima dignidade na parte luminosa de um teatrinho de sombras e de robertos.
Nós acreditamos em nós. Apenas e sobretudo em nós. O nosso discurso é simples: temos de nos aperfeiçoar pelo caminho mais duro, sem atalhos. Deixamos isso para os outros.
Nós temos uma história a defender, e o Sporting conta com todos os seus sócios, adeptos e jogadores para, juntos, sermos um sólido torreão. Unidos, fortes, com a melhor claque de Macau.
Quando uma Filial comemora um Aniversário, é todo o SPORTING que o comemora. Saudações Leoninas!!!
VIVA O SCP! VIVA O SCM!

 

September 14, 2014

O DESPORTO QUE DEVERIAMOS TER

O IDEAL DESPORTIVO

              Já dissemos bastas vezes que não faz qualquer sentido - muito menos ainda a uma volta -  um campeonato de futebol de sete, a bolinha, que se resume a sete jogos, sendo que na primeira divisão é obrigatória a participação.
            Em tempos idos dizia-se que o desporto era mens sana in corpore cano, mente sã em corpo são. Hoje, nem o ideal olímpico resistiu. Porém, não invalida que numa cidadezinha do sul da China, numa Região Administrativa Especial, num campeonato amador, um clube com quase 88 anos se recuse terminantemente a utilizar meios e valores outros que não os da lealdade, honestidade e fair play para participar e dar a sua contribuição ao futebol local.
            Estes princípios, que desde sempre nos impusemos prosseguir no Sporting Clube de Macau, são incompatíveis com outros modos de olhar o futebol. O Sporting Clube de Macau olha apenas para si, porque sabe que é no seu seio que residem todas as potencialidades, toda a energia positiva, todo o querer e toda a força, lealdade que os seus jogadores partilham entre si e com a equipa técnica e direcção, e o demonstram briosamente em campo.
            Para o Sporting Clube de Macau, não existe valor em vencer à custa de arbitrariedades, de compadrios, de benefícios. Para o Sporting Clube de Macau a verdade desportiva ainda vale, seja a nosso favor seja contra. Mas o que vale é a verdade desportiva e não o seu desvirtuamento.
            Os jogadores do Sporting Clube de Macau jogam lealmente. Jogadores e dirigentes não insultam os adversários, não provocam, nem gozam de impunidade em faltas que por vezes nem cometem.
            O Sporting Clube de Macau orgulha-se dessa postura e, também, do número de adeptos e apoiantes que vão aderindo, porque sabem que dizemos a verdade, e que não recorremos a métodos ou relações mais ou menos obscuras.
            Sabemos que por aí não iremos. Sabemos por onde vamos. Sabemos que o nosso caminho é duro difícil e áspero, como todos os caminhos rectos. Mas é assim que somos e apenas nos valeremos dos nossos méritos.
            Também por isso contamos com o apoio dos nossos sócios, adeptos, em cada jogo, e em todos os actos. Porque são as armas que temos. E será com estas armas que iremos travar as batalhas que temos pela frente.
            Temos valores, como respeitar os adversários, respeitar-nos a nós próprios, sabermos ganhar e sabermos perder. Estes são princípios básicos e elementares que nos tornam numa equipa que se vale apenas de si e por si mesma.
            Saudações Leoninas

September 3, 2014

UM SENTIDO DE FUTURO NO PRESENTE


O SPORTING CLUBE DE MACAU e o FC OSAKA assinaram ontem uma parceria cuja principal incidência reside na permuta de jogadores entre os dois clubes, isto é:
1- Todos os jogadores de Macau que quiserem seguir para o Japão, têm no Sporting Clube de Macau a Porta de Entrada,  com particular ênfase nos jogadores locais mas sem fechar a porta aos demais. O importante é a qualidade. Sempre foi e será a grande condição de qualquer jogador de futebol.
2 - Todos os jogadores japoneses que quiserem vir treinar ou jogar no Sporting Clube de Macau, fá-lo-ão através do FC OSAKA. Sendo o Japão a primeira potência asiática de futebol, o Sporting Clube de Macau poderá eventualmente contar com jogadores nipónicos a médio prazo. O que contará sempre é a qualidade.

3 - Esta Parceria pode ter outras consequências importantes: Um rasgar de fronteiras, uma abertura de mentalidades, uma compreensão de todas as partes que compõem o futebol, que há que esperar apenas a qualidade, seja nos jogadores, treinadores, árbitragem, organização. 

4 - O desenvolvimento do Futebol requer sempre que todos se abram ao mundo exterior, lição que urge ser rapidamente aprendida por todas as entidades responsáveis.

5 - Isto significa, mais uma vez, a necessidade de dotar Macau de verdadeiras infraestruturas capazes de receber visitas de equipas do exterior. Isso quer dizer que é fundamental que os estádios de Macau estejam disponíveis para todas as equipas treinarem. É preciso que se façam as modificações necessárias, porquanto o prestígio não vem das infraestruturas. O prestígio vem das equipas, das selecções, e de todos os instrumentos capazes de revolucionar o futebol em Macau.

6 - Pode ser o fim de uma era e o começo de outra, de maior abertura ao desenvolvimento. O Sporting Clube de Macau está sempre aberto ao diálogo franco e construtivo.

Saudações Leoninas.