July 27, 2015

O PASSADO E O PRESENTE


Esta fotografia já pertence ao passado. No futebol, como na vida, os que passaram pelo clube são lembrados, os que irão jogar são esperados. A lição a retirar é a da Impermanência. Nada é verdadeiramente permanente. Ontem éramos crianças, adolescentes, ou adultos. Hoje somos jovens, adultos e pessoas de meia idade. 
No Sporting gostamos de pensar e de reflectir, e de retirar ilacções, procurando sempre praticar o Bem.
Acreditamos que o futebol é uma prática que, além de ser colectiva, implicando um trabalho colectivo em direcção a um objectivo, a vitória, é também uma escola de relacionamento e de companheirismo.
A vida e a experiência têm mostrado à direcção - que não vê o grupo nem os sócios de uma forma individualizada, e cujo único objectivo é cuidar bem do clube, dos seus jogadores e sensibilização dos sócios - que se cada indivíduo é um mundo, no grupo o indivíduo/individual terá sempre de entender o colectivo e a boa-fé com que a direcção sempre tem actuado.
Mens Sana in Corpore Sano (Mente Sã em Corpo São) é uma verdade em que acreditamos, sobretudo no Sporting Clube de Macau, dada a sua vertente semi-profissional.
Em conjunto, todos remando para o mesmo lado, certos de que o Sporting Clube de Macau é uma Pessoa Colectiva de Bem que dá o melhor que pode aos seus jogadores.
A Mente Sã em Corpo São é a meta que desejamos que os nossos atletas atinjam, compreendendo que a vitória, sempre que a alcançam, não é sobre o adversário, mas sobre vós mesmos que souberam transcender-se e articular entre toda a equipa o conjunto de movimentos e acções que vos levou à vitória.
No Sporting Clube de Macau encontrámos uma imagem e uma frase que usamos e que gostariamos de ver em campo.
 

Leões à Solta pressupõe a imagem de uns leões soltos num campo de futebol. É uma imagem motivadora, esta que partilhamos, na esperança de que cada jogador possa ser, no campo, uma verdadeira fera, cheia de raça mas também de lisura e desportivismo.

Saudações Leoninas.