June 20, 2014

A LONGA MARCHA 長征


Em Outubro de 1934 o Exército Popular de Libertação, liderado por Mao Zedong e Zhou Enlai, iniciava em Jiangxi uma marcha que o levaria por 9.000 km, sob condições climatéricas radicais, ao Norte. Caminhando de Sul para Ocidente e para Norte, a marcha foi uma estratégia de envolvimento que seria fundamental para a ascensão de Mao Zedong ao poder.
Aquilo que é chamado de Longa Marcha, na verdade uma série de marchas verdadeiramente heróicas, terminaria em 1935, 370 dias depois.

Acredito que podemos extraír exemplos de tudo, nomeadamente da história. Nesses 9.000 km, sob o frio e a neve, os sapatos de pano e sola de feltro foram-se desfazendo. Muitos dos camponeses-soldados que participaram na longa marcha, caminharam descalços sobre a neve, deixando pedaços de pele coladas ao gelo, para depois enrolarem as feridas em pedaços de pano, farrapos, apoiando-se mutuamente. 


Foi este movimento de exemplar retirada estratégica - por mil quilómetros de diferença significaria a distância entre Macau e Portugal - que permitiu um ataque poderoso sobre as forças de Chiang Kai Shek e a subsequente vitória na guerra civil, entremeada pela invasão Japonesa da China.

De um outro modo, a equipa do Sporting Clube de Macau palmilhou ao longo de um percurso de 88 anos, cujos diversos recomeços terminaram invariavelmente com o clube a sagrar-se Campeão de Macau.

Desde por volta de 1992 ou 1993 (a data não é muito certa) que o Sporting Clube de Macau fechou o seu ciclo dessa altura.

Há 5 anos começou esta nova caminhada, feita com muita dedicação por parte dos jogadores e dos técnicos, apoiada pelos sócios. Hoje  estamos em vésperas de podermos tornar-nos campeões de Macau, vindos directamente da segunda divisão.


E isso só foi possível porque houve muito trabalho, houve a compreensão muito rápidamente apreendida por todos de que, existindo um fosso entre a primeira e a segunda divisões, tendo como referência os profissionais contratados, conseguiu-se chegar a um balneário excelente, e que só deixando "a pele dos pés no gelo" a equipa poderia progredir como progrediu. Nós iremos concluír a nossa longa marcha, estou certo!


Não percorremos 9.000 km de corrida, mas pouco falta. E com querer, com muita disciplina, com estratégia, com vontade indomável, somos capazes de coroar a nossa presença neste campeonato e pormos todos em sentido.
Mais ainda. Mostramos que o futebol luso-brasileiro em terras de Macau, desde que bem planificado, está alguns furos acima das restantes equipas. 

Viva o Grupo, viva o Sporting Clube de Macau !!!

June 19, 2014

AS ILACÇÕES DO MUNDIAL

Há quem defenda, à falta da forma diversa como se olha e entende a realidade, que esta é fechada em compartimentos, como uma cuvette de fazer gelo. No entanto, algo que se constatará facilmente, é que a única verdade imutável é que tudo muda. Existimos sob o reino da Impermanência.
Assim, deveria este postulado servir de base de compreensão, pelas lideranças, dos ciclos de ascensão e de queda, que se dirão sempre como imprevisíveis.
Não estar demasiado imerso em algo, permite um distanciamento que conduz a um olhar menos apaixonado e, assim, porventura mais preclaro.

A queda da Espanha no Mundial do Brasil constitui a metáfora do final de um ciclo que termina de forma tão catastrófica como a queda do Império Romano. 
Uma derrota frente à Holanda por 5-1, naquela que constituiu uma vingança gelada da selecção de Van Gaal, seguida de outra derrota por 2-0 frente ao Chile demonstram que a única forma de olhar e lutar contra a inevitável Impermanência, é estar em constante mudança.

A dança das transferências que já estão a acontecer, são por um lado uma procura de renovação, o que não implica inovação. Constituem a mudança de alguns jogadores, um movimento migratório entre clubes ou selecções.

Mas as questões são mais profundas. Reportam-se à capacidade de mobilização, à valorização dos (agora chamam-se) activos.

Tudo tem de estar sujeito a uma filosofia. E, a esse respeito, penso que Portugal vai ter muitas dificuldades frente aos Estados Unidos, uma equia nova, muito aguerrida e bem organizada por Klinsman frente à teimosia do Paulo Bento que vem denotar, em alguns casos, insegurança, que é lida pelos jogadores e não é reconfortante.

Felizmente, por estas bandas, já cumprimos e ultrapassámos os objectivos estabelecidos, por isso não estamos preocupados, porque não precisamos de provar nada a ninguém.
Que se queira ganhar é uma coisa. Mas nós queremos ganhar todos os desafios de maneira limpa, sem coações mas como precauções. 

E vamos orgulhosamente mostrar o que é ser uma Filial com 88 anos. Saudações Leoninas!

Viva o Sporting Clube de Macau! 

June 16, 2014

RUNNING TOWARDS VICTORY


SPORTING CLUBE DE MACAU signed yesterday another outstanding display against the Police team, winning 5-0, with great goals from Edgar Silva a powerful shot from outside the box, Rodrigo Veloso, plus two fantastic goals from Bruno Brito - undoubtedly the best player in the Championship - and a final shot by Rodrigo Veloso, who replaced Jardel, who rested in this match.The true redemption of Effort, Dedication, Devotion to Our Past Glory began in the second division without forgettng the previous route, when SPORTING made the feat of winning the Second Division championship 4 games in advance and scored 80 goals! !The arrival to the Elite League by a club that had been absent for more than two decades,  startled everyone, right in the opening round, when we beat the defending champion 2-0. We would repeat that feat in the second round for a conclusive 5-2.Every step of SPORTING CLUBE DE MACAU was made with immense work, extraordinary dedication of the Technical Team and Players, and the understanding that Juninho, Edgar Silva, Bruno Brito and Jardel, as reinforcements - in conjunction with other important reinforcements recruited locally - constituted the example that brought the team up, through humility and affection that was always talked about.The strength of SPORTING is the union of the whole group. The strength of SPORTING CLUBE DE MACAU is its suffering capacity, always knowing what it takes. The strength of SPORTING is our discipline that has made us the best winning team of the "Elite League".We SPORTING CLUBE DE MACAU, have gone beyond all expectations that no astrologer, diviner or expert commentator would dare imagine at first.We SPORTING CLUBE DE MACAU, fought hard to get where we are. And being completely outsiders and underdogs, we see ourselves in the contingency of winning the Championship.But, in any event, we already won! A team that has just four full-time professionals, a team that came directly from the second division, is going to win in an unprecedented way.
 Is this the demerit of others? The others do not interest us, not even as Calimeros. 
If we are where we are, it is due to the tremendous efforts of the Technical Team and our Players led by Captain Brito.
It is we, SPORTING CLUBE DE MACAU, who have nothing to lose and everything to gain, and furthermore, we are not afraid of anyone!  
So, we are calmly running towards victory. Because we have achieved an enviable status: 
even if we lose, we already won! And that is, thank god, because we got used to play against 14. At this moment we not forget to thank our Sponsors: 
MGM MACAU and BNU plus a board member whose name we will omit so as not to offend his modesty.

The rest is within our restricted football group. 
Viva Sporting Clube de Portugal and Sporting Clube de Macau!!!

CORRENDO PARA A VITÓRIA


O SPORTING CLUBE DE MACAU assinou, ontem, mais uma exibição notável contra a equipa da Polícia, triunfando por 5-0, com golaços de Edgar Silva num poderoso remate de fora da área, de Rodrigo Veloso, além de dois golos fantásticos de Bruno Brito - indubitavelmente o melhor jogador do Campeonato - e um tiro final de Rodrigo Veloso que substituiu Jardel, que descansou nesta partida.

O verdadeiro resgate do Esforço, Dedicação, Devoção ao nosso Passado de Glória começou na segunda divisão - sem desprimor para o trajecto anterior - quando o Sporting cometeu a façanha de ganhar o Campeonato da Segunda Divisão a 4 jornadas do fim e marcar 80 golos!!!

A chegada à chamada Liga Elite de um clube que já aqui não estava há mais de duas décadas, sobressaltou outras hostes quando, logo na jornada inaugural, vencemos o campeão em título por 2-0, façanha que iriamos repetir na segunda volta por uns conclusivos 5-2.

Todo o percurso do Sporting Clube de Macau foi feito com imenso trabalho, extraordinária dedicação das Equipas Técnica e de Futebol, e a compreensão de que os reforços Juninho, Edgar Silva, Bruno Brito e Jardel - em articulação com outras mais valias recrutadas localmente - constituíram o exemplo que trouxe a equipa para cima, por via da humildade e do afecto de que sempre falámos.

A força do Sporting é a união de todo o grupo. A força do Sporting é saber sofrer sempre que é preciso. A força do Sporting é a sua disciplina, que já nos tornou na equipa mais ganhadora da chamada "Liga Elite". 

Nós, Sporting Clube de Macau, já ultrapassámos todas as expectativas que nenhum astrólogo, adivinho ou comentador especialista ousaria imaginar no princípio. 
Nós,  Sporting Clube de Macau, lutamos árduamente para chegar aonde chegámos. E sendo completamente outsiders, vemo-nos na contingência de poder ganhar o campeonato.

Porém, e de qualquer forma, já ganhámos! Uma equipa que tem apenas 4 profissionais a tempo inteiro, uma equipa que veio directamente da segunda divisão, está a correr para a vitória de uma forma inaudita. 
Será demérito de outros? Os outros não nos interessam, nem como Calimeros. 
Se estamos onde estamos, deve-se ao enorme esforço da Equipa Técnica e dos nossos jogadores liderados pelo Capitão Brito. 

É que nós, no Sporting Clube de Macau não temos nada a perder e tudo a ganhar e, além disso, não temos medo de ninguém! Por isso corremos tranquilamente para a vitória. Porque alcançámos um invejável estatuto: mesmo se perdermos já ganhámos!!! É que, graças a deus, já nos habituamos a jogar contra 14. 

Neste momento não nos esquecemos de agradecer aos nossos Patrocinadores: MGM MACAU e BNU além de um membro da direcção cujo nome omitiremos apenas para não ofender a sua modéstia. 

O resto fica dentro do nosso balneário. 
Viva o Sporting Clube de Portugal e o Sporting Clube de Macau!!!

Saudações Leoninas!

June 15, 2014

EXCELÊNCIA E MEDIOCRIDADE


A principal característica do Sporting Clube de Macau é a permanente busca da Excelência, comum à direcção, aos jogadores, equipa técnica e aos sócios e adeptos.
É assim que a equipa do Sporting Clube de Macau, chegada este ano ao campeonato da primeira divisão, curiosamente designada de Liga de Elite, se tem vindo a afirmar "já não como uma surpresa, mas antes como uma certeza" como tem sido dito por comentadores que sabem do que falam.
Isto é Excelência: chegar à primeira divisão e derrotar o campeão em título por 2-0 e por 5-2. É excelência ter derrotado todos os ex-campeões do território, possuidores de orçamentos bem maiores. Mas, dizem, são as especificidades de Macau.
Por nosso lado já não estamos perplexos com a Mediocridade que se manifesta na organização dos campeonatos, na teimosa e infundada mania de misturar futebol de sete com futebol de onze, de tal forma que o campeonato da "Liga Elite" só começou em Fevereiro, algo que não lembraria a ninguém com um mínimo de capacidade de gestão.

Mas a Mediocridade não é só no singular. É em tudo. Por exemplo, a entidade organizadora não se limita a organizar, e mal, os campeonatos. Também entende que se deve imiscuir na (des)preparação de jovens que integram as equipas dos sub-16, sub-18 e sub-23. E ao fazê-lo, e ao financiar essas equipas que são verdadeiros bombos de festa, a entidade organizadora destina-lhes para treino o campo que outras equipas não têm acesso e, magnânimamente disponibilizam membros da sua organização para treinarem essas equipas, num gesto que, nos foros jurídicos, se diz fazer um pacto consigo próprio, que tem, além deste, outros termos.

Mas o préstito ainda não acabou. Consta nos Regulamentos da organização que o campeonato deve ser composto por dez equipas. Curiosamente a organização foi a primeira a desacreditar-se ao defender que este ano só deveriam estar nove equipas por razões indefensáveis! Especificidades!

Também ao nível das arbitragens o caso é nebuloso, opaco mesmo. Será que os árbitros são um corpo inteiramente independente como deveriam ser? Parece que não. Já vimos árbitros trabalhando nas instalações da organização. Será certamente um acto de generosidade da organização...

O Sporting Clube de Macau não tem jeito nem feitio para se envolver em amizades dúbias com a organização da prova, por uma questão de feitio, verticalidade e integridade. O Sporting tem assistido a jogos onde as faltas marcadas contra equipas que podem fazer sombra a outras são fatais como o destino. Penálties, sempre penálties. E livres fora da área quando é ao contrário, e quando as faltas são marcadas.

Mas isto não nos fará arrepiar caminho. Jogaremos contra tudo e contra todos. Não participamos em coisas obscuras nem nos dobramos perante ninguém! Isto, embora seja mau de mais para ser verdade, é dito antes mesmo do jogo contra a Polícia para que quem tiver olhos possa ver estes dois últimos jogos.

É que, pior cego é apenas aquele que não quer ver!!! É por haver uma organização tão má que a representação oficial de Macau no futebol está no 202o. lugar, abaixo de Timor Leste e a par da Somália !!!

Será que a culpa é só da organização? Puxemos um pouco pela cabeça...

Em frente equipa, em frente Sporting Clube de Macau.

June 8, 2014

MAIS UMA VITÓRIA

Caros Consócios e Adeptos,

O SPORTING CLUBE DE MACAU, campeão em título da 2a. divisão e inaugurando a sua presença no campeonato da chamada Liga Elite, tem tido um comportamento que tem convocado os melhores encómios da imprensa.
Tendo levado até agora uma postura humilde, de quem não se acha o centro do mundo, mas que tem um passado a respeitar, o SPORTING CLUBE DE MACAU vê-se neste momento no primeiro lugar, ex aequo com o Benfica de Macau.
Estabeleceu a direcção como objectivos, no princípio do campeonato, que a equipa do Sporting ficasse entre os cinco primeiros. Neste momento, a dois jogos do fim - e depois de ter vencido hoje, dia 8 de Junho, o Windsor Arch Ká I, num jogo cujo conteúdo, estou certo, a imprensa não deixará de se referir - torna-se óbvio e incontornável que ousamos sonhar muito mais do que o quinto lugar.
Em cada momento há que ter uma visão da realidade, das circunstâncias. Sabemos que elas não nos serão tão favoráveis como desejariamos, mas o que já alcançamos dá-nos alento para almejar mais, contra tudo e contra todos.
O SPORTING CLUBE DE MACAU é fiel à sua História. Uma história de cavalheiros, de pessoas de bem, que jogam de peito aberto, sem manipulações ou pressões. O SPORTING CLUBE DE MACAU tem orgulho nos seus jogadores - tantos deles pela primeira vez jogando na LIGA ELITE - e na sua equipa técnica. 
Qualquer que seja, no fim, o resultado, já somos vencedores. Vencemos o campeão em título num agregado de 7-2. Vencemos o Ká I, tri-campeão no passado, num agregado de 3-2, ajustamos contas com o C.P.K. por 4-0 depois de um empate que nos foi imposto na primeira volta. Iremos jogar a seguir contra a Polícia e depois o último jogo será contra o Benfica de Macau, a equipa que nos impôs a única derrota que tivemos.
Apesar de neófitos na primeira divisão, pudemos testar as nossas potencialidades e não viraremos a cara à luta.
Mas quer vençamos ou não, repito, já vencemos. Provámos a nós mesmos que somos uma equipa que mete respeito. Uma equipa que está ainda em crescimento, mas que mete respeito.  E orgulhamo-nos igualmente de corresponder, desde já, com serenidade e esperança, ao apoio da MGM | MACAU e BNU, nossos patrocinadores.
Sentimos porém que a nossa missão não é apenas disputar um campeonato cuja organização nos merece muitas reservas. Entendemos que a nossa missão é também a de contribuir para a melhoria do nível do futebol de Macau, através de uma interpretação daquilo que deve ser, em Macau, o futebol. Sabemos como deveria ser, embora não pertençamos a nenhum grupo de pressão. Esperamos apenas ter engenho para provar, a seu tempo, que a competência está directamente relacionada com a forma como se lê o mundo e o adaptamos construtivamente ao meio em que vivemos. Desporto pode e deve ser um acto de elevação da mente através do corpo, e não um mero charco de desejos medíocres e sem horizontes.
Vivam o Sporting Clube de Portugal e o Sporting Clube de Macau!