July 29, 2012

PETIÇÃO PARA RELVADOS SINTÉTICOS

Infelizmente esta fotografia com relvado sintético não é em Macau.

Caros Consócios e Adeptos do Sporting Clube de Macau,

Desencadeámos esta petição para juntar 3.000 assinaturas com vista a apresentar esta petição, com a maior urbanidade, mas não menos vigor, ao Instituto do Desporto.
Ao fazê-lo exercemos o nosso direito de cidadania, algo que sempre me foi querido porque em muito transcende a política para se situar  num outro patamar.
Como já saberão, diz esta petição respeito a pedir que o Governo de Macau assuma a obrigação de ajudar com a sua quota parte de infraestruturas de qualidade que se transformem no palco físico para que se possa operar uma renovação do futebol em Macau.
Neste website poderá ver que entre os clientes estão o Chelsea, Manchester City, Liverpool,
Leeds United, Aston Villa, Glasgow Rangers, Werber Bremen, Barcelona, sem contar com todos os clubes Norte e Sul Americanos, clientes deste fabricante.

É uma medida que se impõe desde há muito, sendo que a sua não implementação constitui insondável mistério.

Como todos saberão já, o relvado sintético, sobretudo de última geração, permite uma utilização intensiva dos campos, jogo após jogo, sem qualquer prejuízo para o relvado sintético, ao contrário do relvado natural que não pode ser sujeito a utilização intensiva. Lembram-se daqueles sinais nos jardins "proibido pisar a relva" ?

Os jogadores, os técnicos, os adeptos, todos eles cidadãos, têm direito a este acto de gestão que irá produzir um milagre de utilização para treinos e jogos se, para ta,l a A.F.M. tiver competência em matéria de gestão. Se não tiver, nós temos quem saiba a fundo.
Sendo o Sporting Clube de Macau o mais antigo clube em actividade em Macau, sentimos que devemos ter uma palavra a dizer não a nosso favor, mas em favor deste segmento da Comunidade de Macau.
Saudações Leoninas.

July 27, 2012

PELA MELHORIA DO FUTEBOL DE MACAU


Publicou ontem, dia 26 de Julho de 2012, o Hoje Macau, o resultado de uma reunião-consulta "às divisões inferiores", muito possivelmente como resultado de um protesto que o Sporting Clube de Macau veículou, considerando que os dirigentes das outras divisões não são necessariamente menos inteligentes que os da chamada Liga Elite.

Em termos de eficiência, convém lembrar que na época finda, o SCM começou o campeonato obrigatório de bolinha no dia 19 AGO 2011 tendo terminado a sua prestação, apos quatro jogos, no dia 20 OUT 2011. Em resumo, quatro jogos demoraram 60 dias a realizarem-se.

Depois, o primeiro jogo que efectuou no futebol de onze, foi no dia 9 ABR 2012, para a Taça de Macau, contra o Hong Lok da segunda divisão, que foi derrotado pelo SCM por 1-0.

O campeonato de futebol de onze começou para nós, no dia 21 ABR 2012, rigorosamente seis meses depois!!!
Curiosamente, essa partida que ganhámos contra o KAM FONG, por 4-1, foi anulada pela judiciosa A.F.M. por comportamento anti-desportivo do nosso adversário em jogo da Taça disputado no dia 7 ABR 2012, isto é, 15 dias antes.
Além do ridículo de uma resolução retroactiva que prejudicou até financeiramente o SCM, a A.F.M. não teve a capacidade de tomar uma decisão com um prazo de 15 dias de avanço.
Em vez disso deixou que o jogo se fizesse, ofendendo os interesses de ambas as equipas, pelo manifesto desrespeito pelas equipas e pela óbvia incompetência.

No jogo da Final, que estava marcado para o dia 8 JUN 2012 foi a data alterada para o dia 13 JUN 2012 sem qualquer consulta prévia no que toca ao SCM.
Tal medida, internamente, gerou a maior indignação e até revolta por parte dos nossos jogadores que, no entanto, souberam estar à altura em todos os níveis, sobretudo em matéria disciplinar.
Curiosamente (está fotograficamente registado) o guarda-redes da equipa contrária tinha a sua camisola personalizada. Era um indivíduo de apelido Lam chamado Pak. Enfim, curiosidades...
O nosso adversário na final foi observado no jogo anterior, tendo perdido frente ao Chuak Luen, por nós derrotado.
E na Final também estava a perder por 2-0 quando, subitamente, entraram dois jogadores a substituír outros dois, por volta dos 25 minutos, certamente que por exaustão dos mesmos.
E assim, como que com uma poção mágica de druídas, o adversário dá a volta ao resultado.
Mas a graça não fica completa sem o penálti aqui decomposto em fotogramas (cortesia de Alfredo Vaz) que foi peremptoriamente negado pelo árbitro.
Não guarda o SCM qualquer azedume por estes comportamentos verdadeiramente anti-desportivos que falsearam em muito a verdade desportiva. Apenas lamenta que possam existir.
Assim, para conhecimento dos sócios, foram ontem apresentadas as seguintes propostas de implementação:

-    A A.F.M. deve tomar as medidas necessárias para que os três únicos campos sejam equipados com relvados sintéticos que permitam uso intensivo e evitem lesões devido ao mau estado da relva natural.

-     Desenvolvam um Regulamento bilingue em concordância total com a FIFA, que será um documento Regulador que não deve ser mudado anualmente.

-    Deverá ser obrigatório que as fotografias de todos os jogadores de todas as divisões, com os seus respectivos nomes sejam publicados no website da A.F.M. antes do início da época.

-    Deverá ser obrigatório publicar as fotografias de todos os árbitros, seus nomes e qualificações como árbitros.

-     Deve ser rigorosamente proibida a utilização de jogadores, sejam estrangeiros ou com BIR (Bilhete de Identidade de Residente) que não residam em Macau.

-    Deve ser rigorosamente proibido que a mesma organização tenha mais de uma equipa competindo na mesma divisão. Irá inevitavelmente falsear a verdade desportiva.

-    Anúncio prévio de todo o calendário dos jogos  - como é feito em todo o mundo – em vez do sistema de anúncio de dois jogos de cada vez, o que nega a todas as equipas a possibilidade de organizarem o seu treino.

-    Todos os jogadores devem ter seguro contra lesões.

-    Uma equipa médica com ambulância e desfibrilhador deve estar presente em todos os jogos de todas as divisões.

-    Igualdade de tratamento para todas as divisões que devem todas ter o mesmo numero de jornadas e com uma equipa de arbitragem composta de 4 árbitros, todos devidamente uniformizados e com quadro electrónico portátil para uso em todas as divisões.

-    Os quadros electrónicos de resultados devem estar totalmente funcionais, devendo não apenas mostrar o tempo do jogo como o tempo extra a contar.

-    Regulação estrita para acesso ao campo: Jogadores, Treinadores, Dirigentes, Massagistas, Fotógrafos e Imprensa.

-    Os jogos da Taça da A.F.M. não podem ter apenas 60 minutos. Devem obedecer ao standard de 90 minutos. Por muito que custe, à Mulher de César não basta ser. É preciso que pareça.

-    O futebol de sete, vulgo “bolinha” deve ser obrigatório apenas para as 3a. e 4ª. Divisões. As outras divisões não devem ser obrigadas a jogar. A Tradição não pode parar a Evolução. Ninguém precisa de jogar badminton para se habilitar a jogar ténis. Não faz sentido nenhum.

-    A Comissão Disciplinar deve ser composta pelo menos por 2 juristas.

A autoridade moral vem da prática própria, e a título de exemplo e amostra, aqui fica um registo provisório da equipa do SCM. Se nós podemos fazer isto, maior obrigação tem a A.F.M. de poder "tansparentizar" as equipas para que não apareçam uns jogadores-candonga a atravessar a fronteira para jogarem e regressar. 

Sem relvados sintéticos de última geração, cuja implementação parece ser desprestigiante para o desprestigiado futebol de Macau (ver peça anterior sobre a prestação dos Sub-22) que permitam uma utilização intensiva sem prejuízo da qualidade do piso, sem uma organização qualitativa e qualificada por parte da A.F.M., com jogos de cintura, é apenas o bom nome de Macau que sai prejudicado e ridicularizado. E estamos a falar de uma das cidades mais ricas do mundo.

Não se percebe como se pode organizar, dirigir, orientar qualquer coisa, sem uma política definida, sem uma "ideologia", uma doutrina que oriente um processo, uma caminhada.
Para já fica uma conclusão: tal como o trânsito em Macau está caótico pelo número de viaturas, também o futebol saltou de 2 divisões nos anos 90 para 4 divisões sem que, para tal inflação se tenham tomado as menores providências. 

Como se diz em bom português: é tudo ao molho e fé em Buda.

António Conceição Júnior
Presidente da Direcção
Sporting Clube de Macau.

July 16, 2012

Sub-22 regressam a Macau só com derrotas no Asiático

Crónica de Alfredo Vaz

Macau perdeu todos os jogos na fase de qualificação para o 1º Campeonato Asiático de sub-22, que também abre caminho à participação no torneio defutebol dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. A última batalha foi contra Timor-Leste, que bateu a RAEM por quatro bolas a uma

Alfredo Maria Vaz


Macau fechou a participação na fase de qualificação para o 1º Campeonato Asiático de Sub-22 anos como tinha começado: sofrendo um pesada derrota. A grande diferença: se no jogo inaugural os 6-0 diante do Japão estavam justificados por ter pela frente o número 1 do ranking continental, já na partida de encerramento, Macau sofreu nova pesada derrota por 1-4 com Timor-Leste a única selecção que estava abaixo da RAEM na tabulação da Confederação Asiática. Com, este resultado, Macau deverá descer para o ultimo lugar da zona Asiática, e para ante penúltimo do ranking da FIFA, apenas com as Ilhas Cook e outro arquipélago do Pacífico atrás de si. Pouco para um seleccionado que prometeu, essencialmente nos encontros com a Austrália e Indonésia. Mas já lá vamos.

Seis primeiras escolhas fora do 11 inicial contra Timor

Com o capitão Leong Ka Hang ausente por lesão que o deverá manter afastado dos relvados durante 1 mês, e também sem poder contar com a prestação do experiente médio Tang Hou Fai - jogou até  à exaustão física na exigente partida frente à Indonésia – o treinador principal Leong Sui Wing promoveu mais quatro alterações em relação ao 11 que jogou de início na derrota por 3-0 frente a Singapura na 4ª jornada da prova. Para o banco foram o guarda-redes habitualmente titular Ho Man Fai, o defesa Lau Pak Meng, e os centro-campistas Sio Ka Unl, e Pedro António Tong;

De volta ao 11 base saudou-se a recuperação do defesa Chao Wai Fong – que acabou por seu o autor do único golo de Macau (que bem que ele se integra no ataque, tendo sido peça fundamental no golo da derrota por 1 - 2 contra a Indonésia).

De entre os que sairam em relação à escolha anterior destacam-se o guarda-redes Ho Man Fai – titular indiscutivel. A verdade é que Ho Man Fai deslocou-se com a equipa para Riau com sérias dúvidas sobre a sua possível participação devido a uma lesão numa coxa. No entanto acabou por jogar as primeiras quatro partidas, mas foi-nos impossível confirmar junto da delegação de Macau sobre os motivos da sua não utilização, concretamente, se a lesão podia ter voltado a importunar o guardião de Macau.

E pela quarta vez na competição de apuramento, o treinador Leung Sui Wing optou por deixar de fora o influente centro-campista Sio Ka Un com quem o técnico principal manteve um desentendimento publico que chegou mesmo a ameaçar comprometer a inclusão do jogador na comitiva que se deslocou à Indonésia.

Hat-Trick de Marcos Jesus afunda Macau inoperante

O resumo que apresentamos hoje, bem como o que publicámos na edição da passada 6ª feira não contam – incompreensivelmente – com a cooperação de alguns dos elementos do seleccionado de Macau que até à 3ª jornada foram os nossos ouvidos e olhos nas partidas realizadas na Indonésia. As razões não as podemos reveler porque – também nós – não estamos ao corrente delas. As atitudes ficam – sem dúvida – para quem as toma. E se no resumo da partida com Singapura nos foi fácil fazer uma texto mais descritivo – porque nos apoiamos no texto colocado na página da Associação de Futebol da Cidade de Estado no facebook – já para as linhas que se seguem, podemos apenas apoiar-nos na ficha de jogo. Do que consta na referida ficha, Timor-Leste chegou a uma vantagem de 2 golos à meia hora de jogo, dois tentos apontados pelo avançado Timorense Marcos da Conceição Jesus. Mas ainda antes do intervalo, no minute de compensação concedido pelo árbitro do encontro, o defesa local Chao Wai Fong reduziu para a diferença minima.

Na etapa complementar há a registar os terceiro e quarto golos da selecção de Timor-Leste. Aos 61 minutos Henrique Cruz repôs a vantagem de dois golos para Timor-Leste, e no minute seguinte, aos 62, Marcos da Conceição Jesus fechou a sua participação no torneio – bem como a de Timor-Leste – com Chave de Ouro , ao fazer um hat-trick para a sua conta pessoal.

Com, este resultado, Macau deverá descer para o último lugar da zona Asiática, e para ante penúltimo do ranking da FIFA, apenas com as Ilhas Cook e outro arquipélago do Pacífico atrás de si.

"Com, este resultado, Macau deverá descer para o ultimo lugar da zona Asiática, e para ante penúltimo do ranking da FIFA, apenas com as Ilhas Cook e outro arquipélago do Pacífico atrás de si."

=====================================================

Graças à dedicação de Alfredo Maria Vaz, é possível ter um resumo do que se passou na Indonésia. O Sporting Clube de Macau agradece esta dedicação.
Infelizmente, diga-se em abono da verdade - porque ninguém fica feliz com estas derrotas de Macau - constata-se que a competência que a A.F.M. demonstra em fazer representar bem a Região Administrativa Especial de Macau é absolutamente nula.
Os campeonatos que organiza na R.A.E.M. não contemplam em nada a formação, que deveria começar aos 6-7 anos, por forma a que, aos 16 anos, os jogadores tivessem pelo menos 10 anos de competição em cima. Mas onde está a competição para infantis e juvenis? Onde está uma formação por técnicos certificados? Não existe nem uma coisa nem outra.
Em vez disso, nos ridículos campeonatos da 2a. e 3a. divisão a uma só volta, colocam a "selecção de sub-18" e "sub-16" a competir contra as outras equipas, também sem qualquer resultado.
No entanto o Território possui técnicos Portugueses e Brasileiros com experiência, que são ignorados pela A.F.M. 
Ao contrário, na República Popular da China, gente com visão, contrata técnicos estrangeiros. Marcelo Lippi, Nelo Vingada, Jaime Pacheco, são contratados porque na R.P.C. não têm complexos de serem estrangeiros. Sabem que têm de aprender com o futebol Europeu.

Mas aqui em Macau, temos uma A.F.M. que até na consulta é Elitista, e só tem provado o quanto a sua incompetência tem envergonhado a R.A.E.M.  nos campeonatos Asiáticos. O ranking da R.A.E.M., Asiático e da F.I.F.A., falam por si.
Quando o Sporting Clube de Macau tem apontado erros e preconizado soluções, a resposta é que rejeitam todas as críticas. Pergunta-se porque consultam as equipas da "Liga Elite" e se dizem abertos a todas as opiniões.

No Sporting não fazemos consultas porque sabemos o que queremos, temos técnicos qualificados e se gerimos com muita parcimónia as finanças temos uma comunicação intensa com os sócios. E além disso pertencemos ao clube que tem a melhor Academia de futebol do Mundo...

O Sporting será crítico enquanto houver razões para criticar e aplaudirá, sempre que houver razões para aplauso.
Saudações Leoninas.

António Conceição Júnior


July 12, 2012

ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE MACAU



O Sporting Clube de Macau lutará sempre pela verdade desportiva e pela melhoria da qualidade do futebol em Macau.
Vem esta afirmação - de todos os sócios já conhecida por via da imprensa e de comunicados - pelo facto de a direcção do S.C.M. ter tido conhecimento de que a A.F.M. fez uma consulta aos Clubes da Primeira Divisão sobre o modo de melhorar o futebol em Macau.

De uma só vez, a A.F.M. comete dois erros grosseiros:
1º. Ao fazer estas consultas vem mostrar que é completamente incompetente para gerir o futebol de Macau.
2º. Ao fazer a referida consulta às equipas da primeira divisão, ignora as equipas e clubes de outras divisões, estabelecendo critérios, se não de exclusão, pelo menos de categorização, como se os dirigentes de clubes ou equipas da segunda ou terceira divisão fossem menos cultos, inteligentes ou tivessem menos qualidades do que os da primeira divisão.

Por outro lado todos sabemos do autismo da AFM e da forma amadora (no mau sentido) e totalmente improvisada com que organiza os campeonatos. Para tanto basta ver a forma desordenada e desactualizada do seu website para se perceber tudo.

Mantemos os que dissemos anteriormente como imperativos, sem contar com a inexistência de futebol de formação:

- Mudança dos campos de relva para campos de relva sintética de última geração que permitam utilização intensiva sem perigo de lesões.
- Elaboração de um Regulamento bilingue, inteiramente de acordo com os Regulamentos da FIFA.
- Obrigatoriedade de que as fotografias de todos os jogadores de todas as equipas estejam no website da AFM, com indicação de origem, e com possibilidade de consulta por todos sobre a verificação de residência.
- Proibição de utilização de jogadores que não tenham residência em Macau, devidamente comprovada e verificada.
- Publicação de fotografias com identificação de todos os árbitros, suas habilitações e formação.
- Proibição de mais de uma equipa pertencente à mesma organização.
- Anúncio, de uma só vez, como em todo o mundo, do calendário completo dos campeonatos, em vez de anúncios avulsos que nem dignificam a AFM nem facilitam a planificação do trabalho das equipas.
- Obrigatoriedade de seguro para todos os jogadores.
- Equipa médica com desfribilhador e prontos socorros em todos dos campeonatos. Não é admissível qualquer diferença de tratamento entre divisões.
- Tratamento igual para todas as divisões, com 4º. árbitro devidamente equipado, e com quadro electrónico portátil para substituições.
- Quadros electrónicos que não estejam avariados e que mostrem o tempo de compensação e a identificação das equipas que jogam.
- Regulamentação muito rígida sobre quem pode entrar no campo. Neste momento não há nenhuma verificação. É preciso credenciar não apenas jogadores, dirigentes, massagistas, mas também fotógrafos, por exemplo.
- Reprogramação de todas as competições por forma a que os jogos da Taça não tenham 60 minutos porque é absolutamente irregular.
- Obrigatoriedade de que a Comissão Disciplinar integre pelo menos dois juristas capazes de interpretar os Regulamentos.

Entretanto vamos tomando conhecimento de que a representação de Macau no campeonato Asiático já vai em três derrotas: 6-0 contra o Japão, 3-2 contra a Austrália e 3-0 contra Singapura. Um total de 12 golos sofridos contra 2 marcados.
Infelizmente os resultados dizem tudo da Associação de Futebol de Macau... formação? A partir dos 16 anos, quando toda a formação deve começar pelos 5-6 anos.