June 16, 2012

ASCENSÃO À 2a. DIVISÃO


O Sporting Clube de Macau ascendeu à segunda divisão da Associação de Futebol de Macau com grande brilhantismo, sentido de disciplina, sentido de responsabilidade, muito esforço e muita dedicação de todos os jogadores.

O desporto é ou pode ser uma metáfora da vida. Só se alcança alguma coisa com trabalho e, quando nos tornamos em algo, devemos manter a mesma humildade que deve pautar as nossas vidas, porque ser humilde é, apenas, termos a noção real da nossa dimensão humana.

Os grandes homens sempre foram humildes. Platão, Confúcio, Buda, Yehoshua Chrestos, Mahatma Ghandi, Ueshiba Morihei, Martin Luther King Jr., o Dalai Lama, Aung San Suu Kyi, todos foram ou são, na sua grandeza, humildes. Todos foram brandos mas nunca cederam aos títeres, déspotas e quejandos que, deslumbrados com o seu efémero "poder", nunca compreenderam a verdadeira dimensão humana.

Um líder não é um mandão. Um líder deve ser alguém que crie um ideário, construa um sentido a médio-longo prazo, desencadeie a libertação da criatividade nos outros de quem se quis rodear. Um líder deve saber usar a mais forte argamassa do Universo: o Afecto.

Ainda há muitos que têm medo de mostrar os seus sentimentos. Ser homem é ser capaz de mostrar os seus sentimentos. Ser homem é ser solidário, leal, reconhecido, humilde. É saber quando deve intervir e quando não deve. Deve ser um agricultor que saiba semear para que possam crescer e florescer muitos frutos.

Desde a primeira hora, tive a oportunidade de dizer, citando John Kennedy: não perguntes o que o Sporting pode fazer por ti. Pergunta antes o que podes fazer pelo Sporting. Na altura pensou-se, provavelmente, que era uma figura de retórica.
Hoje, ainda no princípio desta nova vida do Sporting Clube de Macau, houve muitos que já entenderam que populismo, demagogia, não é aqui.
Aqui trabalha-se, serve-se o Sporting de Macau e o de Portugal, sem grandes proclamações. Falar pouco e fazer o mais possível tem sido a nossa divisa.

Aqui comunica-se com os sócios, por via deste blogue, ou do Facebook, ou ainda por email, mais do que qualquer outro Clube em Macau. Quando se não tem uma sede, faz-se assim.

Com o tempo, pouco ainda, ganhámos capacidade de diálogo com a Casa Mãe, fizemos Amigos que sabem da nossa autenticidade. Hoje, temos mais de 4200 adesões no Facebook. Quem tiver olhos que veja. É preciso compreender o fenómeno da globalização.

Rodeamo-nos das pessoas que aceitaram arregaçar os braços e trabalhar. Os sócios sabem que podem comunicar connosco livremente. Aliás, o número de adesões ao jantar do dia 15 de Junho, ultrapassou todas as expectativas em matéria de presenças.

Acreditamos no Associativismo Participado, como a única forma de se ser Sportinguista. Qualquer Sportinguista que se preze adere, ajuda.
Seja ler um texto, patrocinar parcialmente um jantar, mediar um patrocínio, fazer a cobertura fotográfica dos jogos, apoiar a equipa nos jogos, já tudo isto aconteceu, felizmente.
Dar sem protagonismos.

Os verdadeiros Sportinguistas amam o seu clube e tudo têm feito para ajudar o Clube, dando-lhe a sua confiança, mantendo as suas quotas em dia, sabendo que a direcção esteve, está e estará sempre aberta ao diálogo.

Agora que desafios cada vez maiores se levantam, é preciso que os leões de Macau saibam cerrar ainda mais as fileiras em torno da sua Filial de Macau.
Afinal não é por acaso que a divisa do Sporting é ESFORÇO, DEDICAÇÃO e DEVOCÃO. Pessoalmente quero a GLÓRIA para os jogadores.

A mim basta-me servir o Sporting do mesmo modo como tenho servido a Cultura em Macau ao longo de mais de três décadas.
Saudações Leoninas.

António Conceicão Júnior
Presidente da Direcção
Sporting Clube de Macau