September 22, 2010

Os Jogos das equipas do Sporting




Por consulta aos convites para os jogos feitos no Facebook da época passada verifico que a estreia do Sporting na 4a. divisão foi a 23 de Março de 2010, tendo o segundo encontro, contra o Son I, sido no dia 7 de Abril, e assim por diante.

Desta consulta se constata a arritmia das épocas de futebol em Macau, pois no mesmo ano iniciam-se duas épocas, tendo esta - que irá caír em 2010-2011 - calhado para as equipas portuguesas em plena altura de férias e numa terceira divisão onde o objectivo principal é o futebol de onze, mas cuja obrigatoriedade de disputar o futebol de sete leva a que, no caso do Sporting de Macau, se tenham desdobrado a equipa em duas. Isto explicado, vamos aos jogos.

Sporting Macau -vs- Cheng Mou

A equipa do Sporting de Macau, constituída por Filipe Carlos, André Mergulhão, José Maria
Abecasis, Sérgio Silva Gaspar, Hélder Beja, Ahod de Carvalho e Rui Silva, com um único
suplente, o Gonçalo Duque da Costa apresentou-se já diferente do jogo anterior, bastante
mais entrosada e com fio de jogo.
Estiveram ausentes por impedimento de trabalho, o Luís Monteiro (capitão), o Luís Chou,
o Pedro Maia e o Domingos Abecasis de férias em Portugal, que Agosto e Setembro são
meses para descanso.

O jogo começou práticamente com o 1º golo do Sporting, aos 2 minutos, numa bela jogada, o Hélder Beja finalizava o primeiro golo do Sporting.
O Sporting continuou a exercer predominância na condução do jogo, e aos 22 minutos é Ahod Carvalho a obter o 2º golo, resultado com que as equipas foram para o intervalo.

Na 2ª parte o Sporting perdeu algum domínio, a equipa passou a ter mais dificuldade em "subir" no terreno de jogo, facto a que não estará alheia a lesão sofrida por Hélder Beja, que numa incursão pelo lado esquerdo do ataque Sportinguista com um adversário "à ilharga" pisou involuntariamente a bola, sofrendo um entorse num dos joelhos que o impediu de continuar a dar o seu contributo à equipa. Com a entrada de Gonçalo Costa o Sporting esgotou as suas alternativas, facto que veio a revelar-se num acréscimo de dificuldades à medida que o tempo ia decorrendo e o desgaste físico se ia fazendo sentir, exigindo dos jogadores um enorme esforço, tornando algo penosos os últimos minutos do jogo.

O Sporting foi gerindo o jogo e o esforço, sofrendo algum assédio da equipa adversária que deparou com a boa prestação do nosso Guarda-redes Filipe Carlos, que respondeu de forma extremamente eficaz nas intervenções a que foi solicitado.

Apesar do cansaço o Sporting foi respondendo através de alguns contra-ataques que por 2 ou 3 vezes estiveram a beira de ser concretizados... mas que por uma razão ou outra acabaram por não o ser, terminando o jogo com o resultado de 2-0 para o Sporting, deixando tudo em aberto para o 3º e último jogo desta série AZ. Um jogo que se prevê muitíssimo difícil perante uma equipa que é um antêntico Lam Pak "B"... cujo valor os resultados dos 2 jogos efectuados são prova inequívoca, respectivamente 6-1 e 6-1, mas onde, pesem todas as previsíveis dificuldades... o Sporting depende de si próprio.

Jogo do Papa Tudo -vs- Fan Wui

A equipa alinhou com Ricardo Sá Carneiro à baliza, na ausência do titular Vasco Bismark, Marcelo Yee, Matt Hong, Sammy Cheang Tat Meng, "Zero" Ng Tchi Hou, Luís Oliveira e António Vale da Conceição.
Suplentes, João Paulo Castro e Daniel Eckaert.
A equipa opositora é constituída por um misto de portugueses de Macau, portugueses e, salvo erro um Timorense.

O jogo disputou-se com sinal de tufão 1, o campo ensopado, porque mesmo o bom escoamento não dava vazão à água que caía, tudo sob o fundo musical de alguma trovoada. O jogo esteve equilibrado, com alguma supremacia do PapaTudo que tinha no capitão Ricardo Sá Carneiro um esteio excelente e seguro, coadjuvado pelo cirúrgico Marcelo Yee que está numa forma brilhante e com grande mobilidade e acerto, um Sammy Cheang que se caracteriza pelo seu empenho na luta pela bola, arranques pela esquerda, bom remate. Do outro lado estava o Matt Hong que também contribuía para a impenetrabilidade da defesa, subindo menos. Na frente, o Luís Oliveira, um "pinheiro" de 1.85 m que treinou o ano passado sem ser inscrito, tem-se revelado um bom elemento, bons pés. Mais à frente o "Zero"Ng Tchi Hou, magrinho, rápido, bom de bola com um pulmão inesgotável, e lá à frente, o António Vale Conceição, outra torre sólida que arrasta consigo dois defesas. Foi por esta combinação que o Luís Oliveira, num livre, vendo dois defesas a procurar engalfinhar-se com o António, decidiu disparar directo para o canto inferior direito do guarda-redes. Foi o ferro que defendeu.

Jogar à chuva permitiu aos jogadores avaliarem a importância dos passes, do jogar apoiado. O jogo terminaria ao 3o. minuto da segunda parte (28 minutos) face à chuva diluviana e aos relâmpagos. Agora resta aguardar pela decisão que será tomada em reunião.

Ontem, pela continuação da chuva, não houve treino, o recinto fechado. Na quinta-feira é feriado, o recinto continua fechado.
Imagine-se como técnico e direcção se sentem depois de terem conseguido três treinos semanais que são fundamentais. É preciso adquirir muito entrosamento, muitos automatismos. O que é certo é que os treinos têm recebido visitas de jogadores de outras equipas que quiseram vir treinar connosco e tanto quanto as adesões, ficaram bem impressionados. Há pois que construír matéria-prima.

Tudo está em aberto, mas este ano as coisas são muito mais difíceis mas a vontade é muita e se o objectivo é o futebol de onze, o brio e orgulho estão no desempenho de cada jogo da bolinha.

Votos de melhoras e pronta recuperação ao Hélder Beja.

Saudações Leoninas
Viva o Sporting Clube de Portugal!!!
Viva o Sporting Clube de Macau!!!

Publicado quando o contador registava 8751 visitantes

September 6, 2010

AS FÉRIAS E OS JOGOS

Caros Consócios e Sportinguistas,

Macau tem um campeonato dirigido à maioria, aos hábitos da maioria, que pelo menos desde os anos 60, incluía jogar futebol ao meio-dia, na canícula de Agosto, no desaparecido campo dos operários.
E assim, os hábitos locais mantiveram-se e Agosto é um mês como outro qualquer, que isto de férias é vício dos ocidentais.
Contudo, apesar desse vício, os jogadores do Sporting têm, no seu todo, treinado, excepção feita àqueles que demandaram as férias europeias em busca de rever família e amigos.

Ao Sporting Clube de Macau calhou um grupo difícil, e sem poder contar com alguns jogadores em férias, desfalcado, quase sem substituições para fazer, defrontou-se no Sábado perante uma equipa rodada, habituada a jogar entre si há anos. Mesmo assim o Sporting vendeu cara a derrota por 1-2 num momento em que se fazem experiências com jogadores que se vão arrumando desta ou daquela maneira para o primeiro jogo.

O PapaTudo, a outra equipa do Sporting, que perdeu 1-2 no primeiro embate, sem um único treino, logo nos princípios de Agosto, calhado num grupo mais acessível, venceu ontem o embate por 2-1, num jogo onde foi inteiramente acidental (todos os jogadores envolvidos pararam convencidos do fora-de-jogo) o golo sofrido.
Os golos marcados foram convincentes e revelaram o domínio do PapaTudo que demonstrou bem que apesar de desfalcado, a frequência aos treinos rendeu um belíssimo fio de jogo e um domínio sobre uma equipa de quem se esperava mais.

Sem bem que sabemos que podemos contar com o brio de todos os nossos queridos jogadores - ninguém participa para perder - ainda que o nosso objectivo seja afinar, para 2011, uma equipa de futebol de onze para o campeonato da terceira divisão.

A direcção exorta os sócios e Sportinguistas a apoiarem as equipas em prova que já vão contando com uma pequena mas dedicada claque. É preciso mais, mais gente.

Recorda-se que se encontram a pagamento as quotas e que as mesmas, em termos anuais, beneficiam de um desconto de duzentas patacas, isto é: paga doze meses pelo valor de dez meses.

Entretanto a direcção prepara outras acções que espera possam vir a beneficiar o clube enquanto espaço de confraternização. Até lá, ficará no segredo porque preferimos anunciar factos do que intenções.

Saudações Leoninas.
Viva o Sporting Clube de Portugal !!!
Viva o Sporting Clube de Macau !!!

Publicado quando o contador de visitantes marcava 8550 visitantes.