June 17, 2010

: : Equívocos e Desinterpretações : :

Caros Sportinguistas, Sócios e Adeptos,

Publicou o Record uma notícia em função de uma entrevista concedida no dia 11 de Junho p.p. e que se transcreve também aqui, para que fique registada também para memória futura.

António da Conceição: «Não tive qualquer resposta»
LIDERA O SPORTING DE MACAU E GOSTAVA DE TER EQUIPA NA ÁSIA

António da Conceição Jr. é o presidente do Sporting de Macau e o grande responsável pelo reativamento da filial e também da sua equipa de futebol, ainda com pouca expressão.

A filial número 25 dos leões foi fundada em 1926 por António da Conceição, pai do atual presidente, que foi campeão de estafeta 5x80 metros e chegou a jogar nas reservas da equipa de futebol do Sporting. Hoje, o filho lidera a filial de Macau e, ao ver a presença de Luís Filipe Viera, presidente do rival lisboeta na região, não escondeu alguma mágoa pela falta de aproveitamento dada pela direção liderada por José Eduardo Bettencourt.

"Não fiz o convite para o Sporting vir a Macau porque até hoje não obtive qualquer resposta às duas propostas distintas sobre projetos que apresentei à direção do Sporting", revelou a Record António da Conceição Jr.

É macaense, mas tem fortes ligações a Portugal e o renascimento da filial, para um homem das artes, mais não é do que uma forma "de juntar pessoas a nível cívico" e lamenta que os portugueses, também ao nível do futebol, não aproveitem mais as oportunidades que podem ter nesta zona do Mundo, "sobretudo na China". "Clubes como o Manchester United e o Chelsea, por exemplo, apostam em tournées em Macau e na Ásia e têm 30 milhões de seguidores por aqui, o que não é muito", expressou.

Apesar do silêncio de Alvalade, António da Conceição Jr. acredita que a visita e a aposta de Luís Filipe Vieira no mercado macaense e chinês pode fazer despertar Bettencourt. Mas, atenção, para um clube ser conhecido na Ásia "não basta vir cá, tem de se dar a conhecer". O Sporting a última vez que esteve em Macau foi na "década de 70".

Há aqui, já em si, suficiente matéria para esclarecimento, porque importa sempre dar o seu a seu dono.
1- Em tempo algum disse que o meu pai tinha fundado a Filial de Macau. Nascido em 1910, tinha 16 anos quando a Filial foi fundada. Expliquei à senhora que tinha sido campeão de estafetas 5x80 metros aos 18 e aos 20 anos, em 1928 e 1930. Foi uma explicação muito clara que não deve ter sido percebida.
Além disso, na minha deslocação ao novo Estádio, em Setembro passado, pude constatar que os arquivos não estão ainda organizados desde a mudança de instalações, pelo que ninguém pode sequer dizer quem foram os fundadores da nossa Filial.

2- Nunca fiz nem faria qualquer convite ao Sporting para vir a Macau porque não faria sentido uma Filial sem dinheiro assumir esse tipo de despesas incomportáveis. Nem jamais se trataria de qualquer retaliação idiota e sem sentido.

3- A culminar, fica aqui registada a afirmação de que "É macaense, mas tem fortes ligações a Portugal " o que vem demonstrar o escassíssimo conhecimento do significado étnico de Macaense e, parece que em oposição ao Português, quando na citada entrevista foi explicado que os macaenses representam a máxima dimensão geográfica da portugalidade.

4- Jamais foi dito que a equipa do Sporting tem pouca expressão. Seria no mínimo dar tiros no pé, o que não é meu hábito fazer. O que foi dito no contexto do interesse em haver aqui uma Academia - ideia aliás muito querida por vários Sportinguistas que vivem em Macau - é que esta iria dar mais valia ao futebol de Macau, este sim com pouca expressão na Ásia.

Valerá a pena remeter para um passado relativamente recente, a visita do Dr. Menezes Rodrigues na qual o mesmo anunciou para grande alegria dos presentes o lançamento de uma Academia como se pode ver referido como lembrança, neste apontamento no segundo parágrafo depois dos equipamentos: "Temos defendido em sede própria, como o fazem outros sócios, que o Sporting Clube de Portugal abra uma frente na China, preferencialmente em Macau, como já tinha sido anunciado pelo anterior vice-Presidente Dr. Menezes Rodrigues."

Infelizmente houve eleições pouco depois, e a leitura das prioridades e fontes de receita tomaram outra direcção.

Para que a verdade dos factos seja clarificada de imediato, aqui fica pois o esclarecimento a todos os sócios e adeptos.

Saudações Leoninas

Viva o Sporting Clube de Portugal
Viva o Sporting Clube de Macau

Publicada quando o contador de visitantes registava 7617 visitas

June 15, 2010

Jantar Comemorativo da Subida de Divisão

Caros Consócios e Adeptos,

O jantar do próximo dia 19, pelas 20:00 horas, constituirá simultâneamente um Convívio entre Sportinguistas e Homenagem à Equipa que subiu de divisão.
Do mesmo modo, constituirá como que um "relatório" do trabalho da direcção aos seus sócios.

Do ponto de vista gastronómico, quem já participou no jantar de comemoração dos 83 anos saberá que será bem servido no Miramar, na boa tradição da cozinha portuguesa.
Recorda-se que o preço do jantar para sócios com as quotas em dia será de MOP$150 e para os restantes participantes será de MOP$200.

Recorda-se e pede-se a todos os sócios que:
1. Se lembrem de apresentar o cartão de sócio actualizado para facilitar o pagamento do jantar.
2. Ajudem as finanças do clube pagando a quota do ano 2010/2011 que, como sabem, é de MOP$1.000 (mil patacas) até Outubro do corrente ano.
3. Promovam a inscrição de novos sócios.

--- o0o ---

Esta direcção quer homenagear a dedicação e esforço de todos os jogadores que brilhantemente subiram de divisão. Acreditamos que a dedicação e o esforço devem ser reconhecidos e premiados de uma forma que fique para o futuro, e para as memórias de cada um.

Acreditamos que é pelo afecto e pela compreensão do papel de cada uma das partes do todo; sócios participativos, direcção empenhada em apoiar a equipa, equipa dedicada, que poderemos construír uma grande confiança numa cultura de vitória.

Para que isso suceda esperamos poder anunciar oportunamente, mais esforços no sentido de conferir maiores contribuições à equipa, procurando sempre uma política de fidelização às equipas técnica e de futebol associadas a uma política de valorização.
Acreditamos que só mantendo e reforçando as equipas referidas se pode ir caminhando para uma maior maturidade associadas a uma cultura de vitória.

Não foi até agora possível criar uma sede. Não iremos contribuír para um suicídio financeiro por via do aluguer de uma sede por valores incomportáveis, que não tenha as condições mínimas para ser sede, isto é, um espaço verdadeiramente social que muito ambicionamos poder oferecer para os nossos sócios: um bar cantina, uma sala de convívio e recreio e o nascimento de um espaço museológico onde pudessem ser guardadas todas as relíquias, fotografias, e outras memórias que os sócios quisessem contribuír.

Do mesmo modo gostaríamos de, dentro da política de Associativismo Participado, poder ver a iniciativa de um grupo de sócios em criar uma claque devidamente ensaiada e, também, um grupo coral onde o papel das sócias e sócios pudesse ter uma expressão mais evidente.

Esperamos que até ao dia 16 de Junho inclusivé, os sócios que estiverem disponíveis, adiram ao nosso jantar do dia 19 de Junho, e tragam um amigo/a também.

Saudações leoninas!!!

Viva o Sporting Clube de Portugal
Viva o Sporting Clube de Macau

Publicado quando o marcador registava 7557 visitantes.

June 3, 2010

Estamos na Terceira Divisão - Breve Balanço


Os heróis do futebol de sete

Caros Sócios do Sporting Clube de Macau.
Conseguimos os objectivos para este ano. Subimos de divisão e ganhámos uma taça. Não foi a maior taça, mas soube bem a todos. Afinal as nossas listas verdes e brancas não percorriam os relvados de Macau há mais de duas décadas.
Assim, os 21 golos marcados e 4 sofridos, com um plantel muito jovem, onde duas promessas puderam evoluír com apenas 15 anos, e onde foi patente a quem esteve a ver os jogos e soube dos treinos, pode ver a dedicação de todos os jogadores, a tal ponto que as camisolas às listas verdes e brancas e os calções negros ocupavam uma mancha considerável no lado oposto à bancada, mostrando que todos os jogadores se apresentavam invariavelmente à convocatória.

Tivemos infelizmente uma baixa logo no primeiro jogo. O Bruno Carvalhal fez uma rotura de ligamentos cruzados e o irmão Carlos teve de ir viver para fora de Macau.
Temos de lidar com a situação do Bruno porque os jogadores são pessoas e valorizamos os nossos jogadores porque são nossos e porque são pessoas que merecem todo o respeito.
Tentaremos sempre obter o melhor.

Na frieza que deve presidir aos momentos de maior paixão, tivemos uma equipa que teve excelentes desempenho por via do ratio idade-experiência. Jamais a Direcção interveio na condução da equipa. O mérito é todo da equipa técnica. Além disso fomos o único clube e única equipa que teve quem, com muito saber, e de forma anónima, voluntária e discreta fizesse os relatórios dos jogos, a análise dos passes certos, dos errados, dos interceptados, da posse de bola, etc. Foi um luxo e um privilégio.

Agora queremos continuar, certos de que os sócios compreenderão as dificuldades do nosso Sporting se comparados com a dádiva milionária a uma equipa dos Casinos ou a outras que têm outras posses. São meras constatações, nem sequer críticas absolutamente desfazadas porque cada um deve tratar de si, e o Sporting tem um património enorme: os seus sócios.

Pensamos que já na próxima semana se irão observar mais jogadores para aumentar o plantel para cerca de 24 jogadores e reflectir como manter a equipa da bolinha. Há que haver muito pragmatismo e todo o apoio dos nossos sócios.
Somos mais de cem, e ninguém está ou alguma vez esteve a mais. Tomara termos duzentos sócios, ou trezentos. Com uma contribuição anual de cada sócio e alguma criatividade prepararíamos o futuro.

Pensamos que cumprimos o nosso dever para com os sócios, subindo de divisão e entrando numa quase velocidade de cruzeiro onde as notícias apareceram mais depressa nos jornais e telejornais do que no blog. Afinal também temos o Facebook que todos os que puderem deveriam subscrever.

O Clube são os sócios. Sempre foi e assim será.
Enquanto preparamos a próxima época, contamos com o apoio de todos os sócios para que possamos trabalhar em prol do Sporting Clube de Macau.

Daremos mais notícias brevemente. Obrigado aos sócios que nos apoiaram pagando as quotas, pedimos igualmente que aqueles que o não fizeram, que o façam este ano. Somos os mais antigos, desde 1926, e vamos avançar na terceira divisão, de dentes cerrados e garras afiadas.

Saudações leoninas a todos.

VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!!!
VIVA O SPORTING CLUBE DE MACAU!!!
ESFORÇO, DEDICAÇÃO, DEVOÇÃO E GARRA!!!

Publicado quando o leitor de visitantes apresentava 7394 visitas