October 3, 2009

Um Site chamado Sporting Apoio

Caros Leões, Sportinguistas, Sócios e Adeptos de Macau,

SPORTING APOIO é um site da internet e do Universo Leonino que se encontra já há bastante tempo dos links do nosso blog.

Este site, onde participam personalidades tão díspares como o antigo bastonário da Ordem dos Advogados, Rogério Alves, o Presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, o fadista João Braga, o televisivo Rui Oliveira e Costa, e tantas outras personalidades conhecidas, e, pelo menos, um desconhecido.

Aqui ficam os registos de três crónicas:

Isabel Trigo Mira - SPORTING NO MUNDO

Eng. Luís Aguiar de Matos - PARA ONDE QUEREM LEVAR O SPORTING

António Conceição Júnior - A ÁRVORE, A FLORESTA E A HISTÓRIA

A eleição deste site e desta amostragem mostra a diversidade dos Sportinguistas que preservam valores extremamente valiosos:
- participação
- diferença de opiniões
- activismo.

Ter opiniões diferentes, desde que expressas civilizadamente, com elegância ou dureza, importa sobretudo é que haja participação. O clube é, por inerência, uma democracia. Um clube é por inerência a soma de todas as participações, que se desejam muitas, mesmo de muito longe, como foi a honra do convite que me fez o autor do sítio, Nuno Mourão, a alguém que vive a 8 fusos horários de distância, como nós todos em Macau.

Serve esta metáfora, baseada em facto real e activo, para dizer o quanto faz falta que todos os sócios sportinguistas e adeptos-em-vias-de-se-tornarem-sócios, participem activamente na vida do Sporting Clube de Macau.

A importância da participação na vida associativa só poderá ser realmente sentida quando cada sportinguista se mobilizar sem necessidade de lhe ser pedido. Quando participar fazendo, em vez de criticar em surdina quem quer fazer. Quando ajudar a equipa assistindo aos jogos para dar a conhecer de novo, em Macau, as cores do Sporting Clube de Macau, Flilial e extensão, em Macau, do Sporting Clube de Portugal.

Tendo tido oportunidade de visitar Alvalade XXI e ser calorosamente recebido, pude verificar a vitalidade do Clube, porque nele convivem diversas opiniões, paixões, todas desejando apenas o melhor para o Sporting. É aqui que se sente uma das grandes virtudes da democracia: a noção de igualdade e o respeito por todas as opiniões.

Assim possamos ser aqui em Macau, construtivos e dialogantes.

Saudações Leoninas!

Esforço, Dedicação, Devoção e Glória.
Viva o Sporting Clube de Portugal
Viva o Sporting Clube de Macau

Publicado quando o número de visitantes indicava 3948 visitantes

October 1, 2009

Sporting Clube de Macau 5 - Weng Kei 0

Caros Consócios e Adeptos leoninos,

Recebi relato do jogo que opôs o nosso Sporting Clube de Macau ao Weng Kei que será transcrito já em baixo, convidando todos os adeptos a comentar no local apropriado do blogue. (Basta enviar uma vez, que todos os comentários que não contenham insultos nem palavrões de elementos perturbadores, geralmente de outros clubes, serão publicados após moderação.)

É em momentos de vitória que penso, não devemos embandeirar em arco, mas antes unirmo-nos, cerrando fileiras em torno do clube, objecto de paixão e devoção comuns e reflectir não sobre as vitórias mas sobre o que se segue.
A equipa tem demonstrado, ao que me parece de longe, uma grande progressão no entrosamento e quero crer que respira confiança. Trabalho extraordinário dos comandantes Paulo Conde e Mandinho em articulação com o Director para o futebol, Manuel Manhão.

Sempre pensei que há que ponderar os êxitos e jamais deixarmo-nos inebriar por eles. Estes devem ser vitaminas de confiança a dizer que, quando tivermos que enfrentar equipas mais fortes, não há que ter medo, apenas ser matreiro, frio, inteligente.

Por outro lado o meu apelo para a confirmação de associados rendeu algumas respostas.
Existem para cima de cem nomes. Seria bom que durante o mês de Outubro todos os Sportinguistas de boa vontade pudessem pagar as quotas, sabendo que todos os sócios com mais de 65 anos estão dispensados de o fazer. A nossa campanha visa, como já disse, criar uma reserva
que permita por um lado gerir espartanamente, mas por outro lado criar fundos de reserva por muito modestos que sejam, serão sempre de uma total transparência. Exorta a direcção, pela minha voz, que todos os Sportinguistas já registados como sócios, que tenham disponibilidades financeiras, contribuam com cinco mil ou três mil patacas, enquanto os outros sócios de menor disponibilidades participem na campanha de quotas anuais, o que equivale a dizer 12 meses pelo valor de 10 meses.

Sporting Clube de Macau 5 - Weng Kei 0

Equipa inicial

Carlos Assis - guarda-redes improvisado, uma vez que o Carlos Trindade esteve ausente em viagem de serviço
Carlos Carvalhal
Bruno Carvalhal
Luís Monteiro
Luís Mergulhão
José Abecassis
Ahod Carvalho

Suplentes

Cheang Tat Meng (Sammy)
Pedro Maia
Anselmo Sawimbo (Kalanga)
Gonçalo Coteriano

Golos e marcadores

1-0 Ahod Carvalho aos 10 minutos (1ª parte) intercepta mau passe da defesa adversária, isola-se, finta guarda-redes e marca
2-0 Carlos Carvalhal aos 20 minutos (1ª parte) jogada envolvente, confusão na defesa adversária, recebe a bola na área e remata de primeira
3-0 Ahod Carvalho aos 33 minutos (2ª parte) pressão sobre defesa, rouba a bola e marca à vontade
4-0 Carlos Carvalhal aos 39 minutos (2ª parte) ataque organizado, bola ao primeiro toque, empurra para a baliza depois de excelente passe cruzado da direita por Anselmo (Kalanga)
5-0 Pedro Maia aos 41 minutos (2ª parte) portentoso remate de fora da área descaído na esquerda, jogada individual
Foram ainda anulados 2 golos ao Sporting por foras de jogo (existentes)

Substituições (todas na 2ª parte para fazer descansar/rodar jogadores)

Sai Luís Mergulhão entra Cheang Tat Meng (Sammy)
Sai Ahod Carvalho entra Anselmo Sawimbo (Kalanga)
Sai Carlos Carvalhal entra Pedro Maia
Sai Luís Monteiro entra Gonçalo Coteriano

Cartões

Amarelo para Anselmo (Kalanga) aos 46 minutos

Comentário rápido

O SCM entrou um pouco indisciplinado tacticamente, principalmente no corredor esquerdo, mas acabou por assentar após o primeiro golo. Dominou o jogo durante todo o tempo. O Weng Kei fez 3 tentativas de ataque e 2 remates. A partir do 4° golo deixou de lutar e os seus jogadores estavam manifestamente cansados.
Foi um jogo tranquilo que nos dá claras possibilidades de passagem à fase seguinte. Somamos agora 6 pontos.

Comentário: O esforço destes rapazes e dos seus treinadores e director do futebol deve ser vivamente apoiado por todos os Sportinguistas. É uma forma de sermos a maior claque de Macau.

Em baixo poderão encontrar o lugar para publicar os comentários. Assim que forem detectados serão moderados e imediatamente activados. Lembra-se contudo a diferença horária que neste preciso momento existe.

Saudações Leoninas!

Esforço, Dedicação, Devoção e Glória.
Viva o Sporting Clube de Portugal
Viva o Sporting Clube de Macau

Publicado quando o número de visitantes indicava 3896 visitantes